Gerência de Zoonoses recolheu mais de 160 mil pneus em Teresina

O recolhimento foi feito de janeiro a agosto deste ano

Desde janeiro a agosto deste ano, a Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já recolheu mais de 160 mil pneus, somente no mês de agosto foram 19.416 mil. Os números expressivos fazem parte do programa diário e permanente que tira de circulação os pneus sem uso para evitar à proliferação do mosquito da dengue.

De acordo com a gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra, o programa é feito há anos e o número de pneus recolhidos é cada vez maior. Entretanto, a população ainda descarta esse material de forma errada deixando nas ruas, terrenos baldios ou mesmo em casa onde estão mais propícios ao acúmulo de água e, consequentemente, à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Esse recolhimento é permanente, todos os dias recolhemos esse material que vai para um centro de reciclagem que é conveniado junto à prefeitura de Teresina. Por lei, quem vende ou revende os pneus deve também recolher”, explica.

Para recolher os pneus nos estabelecimentos cadastrados a programa conta com dois caminhões que fazem trajetos na zona Norte e Leste e outro na zona Sul e Sudeste. Além dos carros de supervisão dos agentes de endemias que percorrem diariamente vias, logradouros públicos e pequenas borracharias.

Os interessados em descartar os pneus velhos devem retornar ao estabelecimento onde realizou a compra, por lei, eles são obrigados a dar o destino final a esse material. “Há borracharias cadastradas em toda a cidade onde o caminhão faz a recolha, o cidadão pode também levar o pneu nesses locais”, informa a gerente.

Fonte: Jornal Meio Norte