Gestora Municipal representa Teresina no I Encontro das Metrópoles

Evento acontece em Curitiba e reúne representantes de todo Brasil

Com o objetivo de reconhecer as especificidades, dificuldades e inovações em assistência social nas metrópoles e produzir indicativos de pactuação, tendo em vista a construção da agenda nacional para o aprimoramento da gestão e da oferta de serviços no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi realizado em Curitiba nos dias 17 e 18 de novembro, o “I Encontro das Metrópoles: Agenda para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social”.

O Encontro que é promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), contou com a participação do município de Teresina, que teve como representante a Gestora, Mauricéia Carneiro, Secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social.

Na oportunidade os representantes dos 14 municípios participantes estiveram apresentando resultados de estudos e ações, contribuindo, dessa forma, na problematização e construção de novas propostas. Os debates e exposições foram aprofundados a partir das informações e parâmetros nacionais e das experiências locais.

Dentre os temas propostos em discussões nos debates e exposições estiveram os 10 anos de implantação do SUAS e o desafio para as cidades metropolitanas no panorama atual de construção da agenda no pacto federativo, onde foram analisados os níveis de desenvolvimento do SUAS nas metrópoles em relação às similaridades e assimetrias. A Organização dos serviços em regiões metropolitanas com novas bases para oferta regionalizada e cofinanciamento também foi tema de discurso.

Em relação à temática os participantes debateram as novas possibilidades de pactuação federativa de regiões de assistência social para a oferta de serviços com a apresentação do panorama dos custos por serviço, definição de equipes técnicas e cofinanciamento dos serviços e do aprimoramento da gestão.

Fonte: Ascom