Gestores realizam ações para elevar a média do IDEB em Teresina

A intenção é de ser a capital nordestina com os melhores resultados

Gestores da educação municipal fortalecem ações para elevar média no IDEB

A Prefeitura de Teresina está decidida a elevar a média do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015 e, para isso, concentra esforços no avanço do desempenho acadêmico dos estudantes. O desafio é superar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação e voltar a ser a capital nordestina com os melhores resultados.

A estratégia da Secretaria Municipal de Educação (Semec) é fortalecer o trabalho de gestão integrada nos próximos três meses. Entre as principais ações definidas em reunião, hoje (31), com os gerentes da secretaria, estão a presença dos diretores das escolas em sala de aula, atividades de leituras diárias, fortalecimento dos projetos com a família, envolvimento de toda a equipe escolar nas ações pedagógicas e ações totalmente integradas entre as gerências da Semec.

“Estamos trabalhando de forma intensa pela qualidade do ensino público. Eu acredito muito em um resultado positivo, baseado no trabalho que temos desenvolvido e no que ainda vamos fazer por Teresina”, comenta, otimista, a secretária executiva Irene Lustosa. Segundo ela, a equipe conhece bem as potencialidades dos alunos da Rede Municipal, por isso o projeto é direcionado para o desenvolvimento de habilidades. “Juntos somos mais fortes”, declara.

O IDEB foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Na prática, é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, calculados a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

Para o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, a preocupação com o cumprimento das metas estabelecidas nacionalmente revela o compromisso de Teresina com o futuro de mais de 90 mil alunos. Ao convocar os gerentes para fortalecerem a busca pelos melhores resultados, lembrou que abraçar a causa é uma questão de atitude. “O que cada um faz hoje é parte de um projeto pela educação, já assumimos esse desafio, agora vamos conquistar todos os objetivos”, conclui.

Fonte: Semcom