Gestores se unem para instalar consórcio de saneamento ambiental no Médio Parnaíba

A idéia é que seja instalado um aterro sanitário que atenda a todos os 15 municípios que integrarão o consórcio.

Gestores de 15 municípios piauienses se reuniram no último final de semana com o presidente nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, em Água Branca para fazer a assinatura do protocolo de intenções para a instalação do Consórcio de Saneamento Ambiental do Médio Parnaíba. A idéia é que seja instalado um aterro sanitário que atenda a todos os 15 municípios que integrarão o consórcio.

Participam do consórcio os municípios localizado em um raio de 40 Km a partir de Água Branca. São eles: Agricolândia, Amarante, Água Branca, Angical, Barro Duro, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Lagoinha, Olho D"Água, Passagem Franca, Regeneração, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo, São Pedro e Francisco Ayres.

De acordo com Paulo Roberto, diretor regional da Funasa no Piauí, a idéia é que haja uma coleta de lixo que integre as 15 cidades. ?Eles assinaram o protocolo de intensões para a instalação do Consórcio e agora, eles irão elaborar um projeto para captar recursos junto a Funasa?, explica, acrescentando que o valor a ser liberado irá depender do montante solicitado e aprovado por meio do projeto elaborado pelos gestores, mas pode chegar até R$4 milhões.

A mobilização dos gestores foi feita através da Associação Municipal dos Prefeitos do Médio Parnaíba (Ampar). A proposta é que o aterro sanitário seja instalado no município de Água Branca, onde seria feito um tratamento do lixo depositado. ?No aterro teria toda uma estrutura adequada para condicionamento do lixo para posterior reciclagem. Provavelmente, os gestores irão incluir no projeto, a contra-partida de cada município para a instalação do aterro?, destaca.

Paulo Roberto acrescenta que a Funasa estabeleceu uma portaria (1010/2009) que trata da criação dos consórcios municipais. O Consórcio de Saneamento Ambiental estabelecido entre os 15 municípios da região do Médio Parnaíba é pioneiro no Estado. A idéia é que, a partir desse, seja criados outros consórcios, incluindo municípios das regiões de Parnaíba e Picos. (M.M)

Fonte: Mayara Martins