Governador entrega sementes para agricultores de Teresina

Ao todo, estão sendo distribuídas cerca de 300 toneladas de sementes de milho e feijão, nas 17 regionais, que abrangem todo o estado.


O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), fez a entrega de sementes de feijão e milho para agricultores do projeto Agricultura Familiar da regional de Teresina, composta por 13 municípios, na manhã desta terça-feira (3). O governador Wellington Dias esteve presente no evento e fez a entrega simbólica das sementes a representantes de prefeituras desta regional. 

De acordo com Wellington Dias, muitos agricultores que plantaram no início do ano perderam suas plantações por conta das irregularidades das chuvas. “Entretanto, temos possibilidades reais de chuvas regulares para várias regiões até o mês de Maio; e com a distribuição destas sementes termos como colher alguma safra. Queremos apoiar o pequeno agricultor para que ele possa tirar proveito deste primeiro inverno após este longo período de seca e ter produção para consumo próprio e alimentação animal”, enfatizou Wellington Dias.

Na ocasião, o governador antecipou que a intenção é fazer um projeto anualizado para ter um banco de sementes e, desta forma, garantir a distribuição das sementes no tempo certo. Também está previsto para o agricultor familiar, o avanço com assistência técnica voltada para uma melhor produção. “O passo decisivo é a tecnologia. É ter a terra arada, a condição da correção de solo, garantir a irrigação, aonde for possível”, reforçou. 

Em Teresina, foram distribuídos 15.304 quilos de semente de feijão e outros 15.304 quilos de milho. A regional de Teresina é formada por: Barras, Cabeceiras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Nazária, Palmeirais, União e Teresina.

Segundo o deputado Francisco Limma, foi feita uma discussão com os técnicos do Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater), da SDR e do Embrapa, e escolhida uma variedade de sementes com ciclo mais curto, que possa possibilitar ao agricultor familiar, fazer suas colheitas em, no máximo, 90 dias.

Ao todo, estão sendo distribuídas cerca de 300 toneladas de sementes de milho e feijão, nas 17 regionais, que abrangem todo o estado. Esta aquisição totaliza investimentos, com recursos do Estado, na ordem de R$1.555.384,60. Cerca de 45 mil famílias, em todo o Piauí vão receber as sementes.

Fonte: Ascom