Governador inaugura Centro de Triagem no Zoobotânico em Teresina

Piauí passará a contar com um Centro de Triagem de Animais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta quinta-feira (9), o Piauí passará a contar com um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Parque Zoobotânico de Teresina. O governador Wellington Dias assinou o decreto que cria o projeto Piauí mais Verde, entre outras inaugurações.

Além do Cetas, que receberá animais silvestres de toda espécie da fauna nativa e exótica do país, também serão inaugurados a Academia ao Ar Livre; a Unidade de Produção de Plantas Silvícolas e Ornamentais e a Construção de Alvenaria que garantir maior proteção e segurança aos visitantes do parque.

“O Cetas é uma conquista do governo, considerando que o Piauí não contava com um espaço amplo e totalmente dedicado ao recebimento de animais silvestres. Diariamente, chegam ao Zoobotânico animais de todas as espécies da fauna nativa ou exótica, sobretudo depois que passamos a intensificar a fiscalização na capital e interior do Estado. As capturas são feitas, principalmente, pelos fiscais ambientais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ibama e Polícia Ambiental, mas os animais podem ser entregues voluntariamente pela população. São macacos-pregos, jabutis, papagaios, gatos do mato, jaguatiricas, dentre outros”, explica o secretário Ziza Carvalho.

A grande maioria dos animais é criada por pessoas que agem de forma ilegal, ou seja, que desconhecem a lei que proíbe a criação de animais silvestre em suas casas. Os animais capturados são levados ao parque para registro junto a Zoobotânico e avaliação que é feita pela equipe de nutricionistas e veterinários.

O Cetas terá como finalidade de recepcionar, criar e tratar os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, assim como, eventualmente, receber animais silvestres de particulares que os mantinham em cativeiro doméstico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES