Governador lança Feirão de Imóveis para servidores do Estado

O evento será realizado entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro

Nesta sexta-feira (05), o governador Wellington Dias assinou um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon) e a Caixa Econômica Federal (CEF) para a realização do 1º Feirão de Imóveis do Servidor, uma ação do Programa Habitar Servidor. 

O feirão vai oferecer moradia aos servidores públicos estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como também do Ministério Público Estadual. Segundo o governador, a proposta também beneficiará a construção civil, aquecendo a economia com a venda dos imóveis construídos e em construção.

“O nosso desafio é criar empregos, e o setor que mais rapidamente gera empregos é a construção civil. Temos que buscar medidas para aquecer esses investimentos no Piauí”, ressalta o chefe do executivo estadual.

“O Piauí é o terceiro no Brasil que menos perde empregos e nós estamos buscando medidas para ampliar o número de vagas criadas no estado”, complementa Wellington Dias.

Assinatura de convênio para o Feirão do Servidor (Crédito: Francisco Leal)
Assinatura de convênio para o Feirão do Servidor (Crédito: Francisco Leal)

O 1º Feirão de Imóveis do Servidor será realizado entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro, no pátio do Centro Administrativo. Ao todo, mais de 17 imobiliárias e construtoras colocarão à venda imóveis prontos destinados para os servidores públicos estaduais de todos os poderes, com financiamento da CEF.  Os servidores poderão financiar até 90% do valor total dos imóveis.


O vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antonio de Souza, afirmou que o modelo utilizado no Piauí deve ser replicado em outros estados. “Coisas boas, nós replicamos. Vamos levar esse modelo para todo Brasil. Esse feirão é um marco que eu não vi em outros lugares”, afirma Nelson de Souza, acrescentando que a instituição financeira tem R$ 500 milhões para investir em habitação no Piauí.

O secretário da Seadprev, Franzé Silva, explica que os servidores terão a oportunidade de adquirir casas e apartamentos com descontos a partir de 5%, graças ao valor dos imóveis com tabela de julho de 2016. Esse desconto pode ser maior dependendo da negociação, e a entrada, de 10% do valor do imóvel, parcelada em até dez vezes por meio da consignação em folha de pagamento. “O catalogo de imóveis inclui desde unidades do Minha Casa, Minha Vida até construções de alto padrão. Queremos fazer movimentar a economia do estado”, revela Franzé.

Interior

Ainda de acordo com o secretário da Administração, serão realizados vários feirões, inclusive no interior, em cidades como Picos e Parnaíba. A taxa de administração sobre os imóveis negociados será depositado pelas construtoras gerando uma capitalização do Fundo de Previdência, com a finalidade de gerar novas receitas para o fundo e evitar colapsos futuros como atualmente acontece em outros estados. “A taxa será de 1% se atingirmos a venda de até 50% da meta de imóveis comercializados e, passando de margem, sobe para 2%”, esclarece Franzé.

“Essa parceria vai beneficiar o servidor público, o setor da construção e o nosso Fundo de Previdência”, conclui o secretário da Administração.


Assinatura de convênio para o Feirão do Servidor (Crédito: Francisco Leal)
Assinatura de convênio para o Feirão do Servidor (Crédito: Jorge Henrique Bastos)


Fonte: Portal Meio Norte