Governador lança o 1° Festival da Cajuína do Piauí

O evento ocorrerá no período de 25 a 27 de novembro deste ano, no Complexo Cultural Praça Pedro II

O governador Wellington Dias lançará oficialmente o 1° Festival da Cajuína do Piauí nesta quinta-feira (29), às 10 horas, no Salão Azul do Palácio de Karnak.

O evento ocorrerá no período de 25 a 27 de novembro deste ano, no Complexo Cultural Praça Pedro II, e será realizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Cajuespi). O 1° Festival da Cajuína tem como objetivo promover o produto tipicamente piauiense em nível estadual e nacional. O evento contará com o apoio do Governo do Estado, através de órgãos como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI), entre outros parceiros.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste também apoiarão o festival. Além da divulgação da cajuína, o festival tem como objetivo valorizar “a cultura extrativista, alimentícia, industrial e tecnológica do caju”.Segundo o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima e Silva, o 1° Festival da Cajuína será realizado com o objetivo também de agregar valor à produção do caju, incentivar o cultivo do caju e a elaboração da gastronomia e de bebidas a partir deste fruto.

O evento igualmente objetiva possibilitar o incremento e o incentivo da industrialização. Shows, stands e cajuína A expectativa dos organizadores é a de que o 1° Festival da Cajuína do Piauí seja um sucesso de público, já que a respectiva programação inclui palestras sobre a cajuína, oficinas em torno da produção da cajuína, feira de produtos, com stands e praça de alimentação, e ainda shows de grandes artistas, como os humoristas João Cláudio Moreno e Wagner Ribeiro, o grupo musical Valor de PI e os cantores e compositores Lázaro do Piauí e Frank Aguiar.

Haverá ainda o Concurso Garota Cajuína, com a presença da modelo piauiense Gisele Soares, conhecida como Cajuína, que participou do programa Big Brother Brasil (BBB) da Rede Globo. A programação cultural do evento será concluída com show de Frank Aguiar, previsto para o dia 27 de novembro, a partir das 20h30.

Para o presidente da Cajuespi, a divulgação da cajuína através da realização do festival é uma forma de promover o Estado, segundo maior produtor. Com área estimada de 179 mil hectares de cultivo do caju e 20 agroindústrias de beneficiamento da amêndoa da castanha de caju, o Piauí se prepara para expandir fortemente as atividades econômicas em torno deste arranjo produtivo, hoje fator de geração de renda e empregos para milhares de famílias piauienses.

A meta é exportar cada vez mais para os mercados nacional e internacional a cajuína, a castanha de caju, o suco e outros produtos derivados do caju.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br