Governador Wellington Dias decreta emergência no rio Paraim

Lagoa de Parnaguá é uma das maiores do Brasil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atendendo à solicitação do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, o governador Wellington Dias decretou situação de emergência ao longo do rio Paraim e na lagoa de Parnaguá. Tal medida se fez necessária para agilizar autorização e contratação de empresas para desobstrução do rio Paraim e posterior revitalização da Lagoa de Parnaguá que está seca em virtude do assoreamento das matas ciliares e a forte estiagem registrada nos últimos anos.

“A Secretaria de Meio Ambiente fará a limpeza e revitalização do Rio Paraim e da Lagoa de Parnaguá, dois dos maiores mananciais de água do nosso estado. Será uma intervenção emergencial para garantir a segurança hídrica das populações que vivem às margens da Lagoa de Parnaguá, além de preservar as atividades agrícolas ali existentes. O projeto de recuperação deve começar em janeiro de 2016”, afirmou o secretário Ziza Carvalho.

Os serviços de recuperação compreendem drenagem e recuperação das calhas do Rio Paraim, principal contribuinte da Lagoa de Parnaguá, retirando os materiais em geral que impedem o seu perfeito fluxo.

A Lagoa de Parnaguá é uma das maiores do Brasil com doze quilômetros de comprimento e seis quilômetros de largura e uma das principais fontes de renda para centenas de famílias da região. O decreto de emergência foi publicado no dia 22 de dezembro de 2015, no Diário Oficial do Estado. A pedido do secretário Ziza Carvalho, o governador estuda decretar situação de emergência em outros mananciais importantes do Estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES