Governador Wellington Dias decreta emergência no rio Paraim

Lagoa de Parnaguá é uma das maiores do Brasil.

Atendendo à solicitação do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, o governador Wellington Dias decretou situação de emergência ao longo do rio Paraim e na lagoa de Parnaguá. Tal medida se fez necessária para agilizar autorização e contratação de empresas para desobstrução do rio Paraim e posterior revitalização da Lagoa de Parnaguá que está seca em virtude do assoreamento das matas ciliares e a forte estiagem registrada nos últimos anos.

Wellington Dias
Wellington Dias

“A Secretaria de Meio Ambiente fará a limpeza e revitalização do Rio Paraim e da Lagoa de Parnaguá, dois dos maiores mananciais de água do nosso estado. Será uma intervenção emergencial para garantir a segurança hídrica das populações que vivem às margens da Lagoa de Parnaguá, além de preservar as atividades agrícolas ali existentes. O projeto de recuperação deve começar em janeiro de 2016”, afirmou o secretário Ziza Carvalho.

Os serviços de recuperação compreendem drenagem e recuperação das calhas do Rio Paraim, principal contribuinte da Lagoa de Parnaguá, retirando os materiais em geral que impedem o seu perfeito fluxo.

A Lagoa de Parnaguá é uma das maiores do Brasil com doze quilômetros de comprimento e seis quilômetros de largura e uma das principais fontes de renda para centenas de famílias da região. O decreto de emergência foi publicado no dia 22 de dezembro de 2015, no Diário Oficial do Estado. A pedido do secretário Ziza Carvalho, o governador estuda decretar situação de emergência em outros mananciais importantes do Estado do Piauí.

Fonte: Ascom