Wellington Dias lança o Programa de Telemedicina

Programa de Telemedicina, lançado na tarde dessa segunda-feira (21)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames compõe o processo do Programa de Telemedicina, lançado na tarde dessa segunda-feira (21) no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), pelo governador Wellington Dias, Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh). Na apresentação, foi realizada uma teleconferência entre o HGV e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. A meta é promover a integração de toda rede hospitalar pública do estado.

Em sua fala, Wellington Dias revelou que já foram investidos mais de R$ 42 milhões em rede de fibra ótica em todo o estado para facilitar a expansão de informações. “O objetivo é avançar em educação e saúde para os 224 municípios do estado. O que estamos vivenciando hoje, vai nos levar a um caminho novo, integrar o HGV com os municípios, com o Brasil e com o mundo”, disse. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, neste primeiro momento, o programa vai possibilitar a integração do HGV com o Hospital de Parnaíba, como já acontece com o Hospital de Floriano. “A iniciativa é extremamente importante para a saúde pública e para o desenvolvimento das atividades hospitalares no Piauí, tendo em vista que, com a mediação tecnológica, os profissionais poderão compartilhar ações, diagnósticos e  analisar a situação dos pacientes e assim, teremos a integração dos hospitais”, explica o secretário.

A diretora geral do HGV, Fátima Garcêz, ressaltou que o lançamento do programa representa um grande êxito para Saúde no Piauí, onde o HGV que é um hospital de alta e média complexidade, e através dessa tecnologia, vai se integrar com a rede dos hospitais do interior do Estado. “Estamos iniciando com a discussão de um caso com o hospital de Parnaíba. Algo de extrema importância que é uma troca de conhecimentos, de dados, já que o HGV dispõe de uma equipe qualificada com residentes, professores para que todos os hospitais, além do HEDA, possam usufruir dessa tecnologia para melhorar a conduta e o diagnóstico dos pacientes internados”, destaca Garcêz.

O presidente da Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh), Rafael Neiva, enfatiza que com o uso de tecnologias de informação que agregam qualidade e velocidade na troca de conhecimento, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão. "Através do Programa da Telemedicina, os especialistas conseguem trocar informações de qualquer lugar do estado, utilizando computadores e até dispositivos móveis conectados à internet. É uma tecnologia já utilizada pelo mundo, de forma segura, respeitando as normas médicas e  dando apoio para a medicina tradicional", comenta Neiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES