Governador Wellington Dias visita obras da Cadeia Pública de Altos

A obra está em 70% de sua execução e deve ser entregue este ano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve nesta segunda (19), visitando a construção da Cadeia Pública de Altos, acompanhado do secretário de Justiça Daniel Oliveira e da prefeita do município, Patrícia Leal. A obra está em 70% de sua execução e deve ser entregue ainda este ano. Ela será a unidade prisional mais moderna do estado e está sendo construída através de convênio entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).

A unidade prisional é uma grande aposta do Governo do Estado em modernização, segurança prisional e humanização, contando com estrutura de saúde e de tratamento de dependência química, além de módulo educacional. "Não é só mais uma sistema prisional, mas também um local com capacidade de ressocialização, o que é importante. Seguimos com a obra dentro do prazo e a previsão de entrega é ainda para este ano. Estamos ainda aguardando os formandos do último concurso para que possamos trabalhar a implantação de um Batalhão capaz de atender os municípios dessa região”, afirmou o chefe do executivo.

Para o secretário Daniel Oliveira, a visita da obra foi positiva e confirma o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública. “Essa é mais uma ação concreta o governador. Nosso objetivo é modernizar o sistema prisional e ao mesmo tempo garantir que os detentos tenham total acesso ao trabalho e estudo. Humanizar os sistema”, destacou o gestor.

Com uma área de 5,5 mil metros quadrados, localizada ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a cadeia tem capacidade para 603 detentos que serão distribuídos em três pavilhões. O grande diferencial da cadeia pública são os módulos isolados para os agentes penitenciários. Neles os profissionais poderão fazer a vistoria e o controle de abertura e fechamento de celas, por exemplo, em passarelas cobertas destacadas acima dos pavilhões, evitando o contato direto com os presos.

Dos R$ 17,9 milhões previstos para a construção da Cadeia Pública de Altos, já foram executados R$ 10,8 milhões, atestados pela última medição do Ministério da Justiça, feita em fevereiro deste ano. Atualmente, a etapa da obra compreende a parte de superestrutura de alvenaria de elevação, instalações hidro sanitárias, revestimentos e cobertura. A subestação elétrica da unidade já está pré-instalada.

A cadeia seguirá as diretrizes adotadas pela Secretaria de Justiça no que se refere à política de humanização do sistema penitenciário, com a instalação de unidade básica de saúde, implantação de módulos de educação, oficinas de capacitação de detentos e outros serviços. O tratamento de dependentes químicos é outra destaque da unidade que terá um módulo específico para este tipo de atendimento.

A obra possui atualmente cerca de cento e trinta e oito operários, distribuídos em várias frentes de serviço como de superestrutura, alvenaria de elevação, ferragem, carpintaria e instalação de esquadrias. De acordo com levantamento da Caixa a obra já gerou mais de três mil empregos diretos e indiretos desde que foi iniciada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES