Governo comemora avanços no combate e prevenção à Microcefalia

São 190 casos de microcefalia no Estado; 99 confirmados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, entregou, na manhã de hoje (18), quatro veículos equipados com bombas fumacê, 28 bombas costais motorizadas e tampas para proteção de caixas d’água para intensificar o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A entrega aconteceu durante solenidade alusiva ao Dia Estadual de Combate e Prevenção à Microcefalia, quando foi divulgado o Boletim Epidemiológico com dados da doença no Piauí.

Segundo o secretário, foram notificados 190 casos de microcefalia no Estado. Sendo 99 confirmados, “a maioria dessas crianças está em acompanhamento seja em Teresina, no CEIR (Centro Integrado de Reabilitação), seja em outro ponto de referência como em Picos e Parnaíba e outras cidades do interior do nosso estado”, disse.

“Hoje fazemos um incremento de ações na mobilização para o combate ao Aedes aegypti. Nós tivemos uma redução nos nossos indicadores do número de casos de dengue em aproximadamente 31% no comparativo 2015/2016. Isso se deve aos esforços do poder público, mas também a participação muito efetiva da sociedade nesse processo de combate aos criadouros do mosquito”, declarou Francisco Costa.

Presente no evento, a vice-governadora Margarete Coelho pontuou o orgulho que sente pelo trabalho que o Estado do Piauí vem fazendo, “todos estão envolvidos no combate ao mosquito. Neste dia de combate e prevenção é importante termos essa data marcada no calendário porque com essa data no nosso calendário faremos com que essas atividades sejam perenes e avençando na prevenção”, disse.

 Para Beatriz Cardoso, mãe do José Lucas, portador de microcefalia, a assistência no tratamento do filho vem dando certo. “Quando começamos o tratamento com meu filho, ele não se mexia direito nem falava. Hoje, ele já avançou muito, tanto na fala quando nos movimentos. Nossos filhos precisam de oportunidade e é isso que o Governo do Estado está dando pra gente e dizer para essas mães que estão começando o tratamento agora que no CEIR vocês têm uma segunda casa que tem atendimento e amor”, disse Beatriz em seu depoimento.

Os quatro veículos com fumacê foram adquiridos com recursos do Estado, no valor total de R$299.970,00 e serão entregues às regionais. As bombas fumacês costais foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e serão entregues às regionais e à Vigilância Estadual, respectivamente.

A aquisição dos veículos e os demais equipamentos é resultado do plano de ação para 2016 de combate ao mosquito Aedes, que inclui ainda a orientação aos municípios que intensifiquem o monitoramento e fiscalização dos imóveis, atualizando os dados no PNEM – Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES