Governo decide manter térmicas acionadas, apenas uma será desligada hoje

A decisão foi tomada na última quarta-feira (5) pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

O governo decidiu desligar mais uma termelétrica do conjunto de usinas que operam desde outubro do ano passado para garantir a segurança energética do país. A Termelétrica Potiguar 3, movida a óleo diesel, que fica no município de Macaíba (RN), com potencial de geração e 66,4 mil quilowatts, será desligada neste sábado (8).

A decisão foi tomada na última quarta-feira (5) pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O grupo avaliou que as demais térmicas devem permanecer acionadas porque a temporada de estiagem nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste deve propiciar níveis reduzidos de chuvas. Já no Sul, a tendência é que o período úmido permaneça na média.

No mês passado, o CMSE decidiu desligar quatro termelétricas movidas a óleo diesel: Pau Ferro e Termomanaus, em Pernambuco; Xavante, em Goiás; e Potiguar 1, no Rio Grande do Norte. As quatro somam 334 megawatts (MW), dos cerca de 14 mil MW que foram acionados no ano passado por causa do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no final de 2012.

O sistema de geração de eletricidade do Brasil é chamado de hidrotérmico, ou seja, a geração por meio de hidrelétricas é a principal, e as térmicas movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa servem para complementar. Quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está muito baixo, o governo decide acionar mais termelétricas para garantir que não falte energia no país. No entanto, essa energia é mais cara e mais poluente.


Governo decide manter térmicas acionadas, apenas uma será desligada hoje

Fonte: UOL