Governo Federal abre 1. 592 vagas para o HU; saiba!

Segundo o reitor Luiz Santos Júnior, a publicação da portaria se reveste de grande importância

Foi publicada na edição de sexta-feira do ?Diário Oficial da União? portaria Nº18, do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), que estabelece o número de 1.592 vagas para o Hospital Universitário (HU) da UFPI (Universidade Federal do Piauí.

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, afirmou que a definição das 1.592 vagas representa que o concurso e a abertura do Hospital Universitário serão de imediatos. Ele anunciou que o Hospital Universitário começará a funcionar este mês.

?É a concretização de um sonho idealizado pelos acadêmicos e por toda a sociedade. O Hospital Universitário será entregue à sociedade no momento em que a Universidade Federal se expande nacionalmente e internacionalmente?, falou o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, informando que o estabelecimento vai com toda a sua estruturação oferecer 380 vagas de trabalho.

Segundo ele, o Hospital Universitário vai atender uma média de 30 mil pacientes por mês e praticar a medicina preventiva.

?O Hospital Universitário é o mais moderno estabelecimento hospitalar do Piauí?, falou Luiz Santos Júnior.

Ele lembra que o hospital vai ampliar as residências médicas e os cursos de pós-graduação e pesquisa nas áreas de saúde..

Segundo o reitor Luiz Santos Júnior, a publicação da portaria se reveste de grande importância porque, depois dela, o próximo passo é a publicação do edital para realização do concurso público, objetivando o preenchimento das vagas destinadas ao HU.

O diretor clínico do Hospital Universitário, Avelar Alves da Silva, explica que, antes da portaria, não havia quantitativo determinado oficialmente e que agora o concurso fica autorizado, devendo ser realizado em breve.

O reitor Luiz Santos Júnior informou que a publicação da portaria também sinaliza o atendimento do Governo Federal ao pedido da atual Administração Superior da UFPI, que não mediu esforços para a realização dessa conquista.

Ele disse que agradece aos professores e servidores técnico-administrativos, integrantes de sua equipe, que atuaram, de alguma forma, em prol desse grande projeto. ?Agradeço ainda, aos senadores que representam o Piauí, deputados federais e estaduais que trabalharam em igual sentido, contribuindo para que a portaria fosse assinada, o que significa um passo decisivo para o pleno funcionamento do HU. Eu estou muito emocionado e isso é que impulsiona a gente a andar por todo o Piauí e lutar pela Universidade Federal?, declarou o reitor,.

Fonte: Efrem