Governo Federal deve partilhar dinheiro de multas da repatriação

Michel Temer deve convocar reunião com os governadores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma articulação provocada pelo governador Wellington Dias torna real a possibilidade do Piauí garantir direito a receber R$ 173 milhões da União, ainda no ano de 2016. O recurso é proveniente das multas pagas por contribuintes à Receita Federal para regularização de ativos no exterior.

Dias recebeu nesta quinta, 17, do presidente do Senado, Renan Calheiros, a informação de que o presidente da República, Michel Temer, deve convocar uma reunião com os governadores para anunciar uma mudança de posicionamento pela liberação da multa da repatriação para estados e municípios.

"O reconhecimento do direito aos Estados e municípios do partilhamento das multas da repatriação, pelo presidente da República é gesto e tanto. Evita uma disputa judicial entre União, Estados e Municipios, como alternativa. Afinal a Constituição Federal no artigo 160 é muito clara do direito à partilha da multa da repatriação pela regra do Fundo de Participação. A decisão do Presidente de pagar a multa normaliza o processo. Recorremos ao Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de alternativa. A multa da repatriação é moratória e claramente partilhada com Estados e municípios", explica Wellington Dias.

O governo do Piauí entrou com uma ação pioneira no STF para assegurar o recebimento dos valores referentes às multas aplicadas aos contribuintes. Em contato com Wellington Dias, o governador Rodrigo Rollemberg (DF), afirmou que ligou para o presidente Michel Temer e viu nele muita simpatia no sentido de reconhecer o direito dos estados e municípios e pagar a multa da repatriação.

O presidente do senado, Renan Calheiros, disse ainda que já está em andamento o cronograma para aprovação da lei da Securitização da Dívida Ativa e da lei do Alongamento das Dívidas. São pautas de interesse do Fórum dos Governadores do Brasil, que ocorrerá na próxima terça-feira (22), em Brasília, na residência do Governo do Distrito Federal, para discutir esses e outros assuntos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES