Governo garante R$ 600 mil para reativação do Bolsa Atleta Piauí

Bolsa Atleta Piauí beneficiará 70 pessoas em 2018. Confira!

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Bolsa Atleta Piauí, que será retomado em 2018, beneficiará 70 atletas de modalidades inviduais e coletivas, além dos técnicos, ao longo do ano. O projeto foi pauta da reunião entre o governador Wellington Dias e o presidente da Fundação de Esportes (Fundespi), Paulo Martins.

O projeto que prevê a retomada do Bolsa Atleta foi encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e deve ser aprovado até fevereiro. "A forma que temos de permitir que esses atletas tenham as condições de treinamento, medicamento e deslocamento é com uma bolsa mensal. Com a reativação do programa, cerca de R$ 600 mil estarão à disposição neste ano", pontuou Wellington. 

O valor deverá ser usado para cobrir gastos referentes à alimentação, educação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional, fisioterapia, transporte, para participar de competições, aquisição de material esportivo, entre outras coisas. Além disso, são estabelecidas várias condições que o atleta precisa seguir e o não cumprimento delas pode acarretar no fim do benefício.

Os competidores terão seus resultados avaliados por uma comissão de nove pessoas, que incluirá diretores da Fundespi e representantes do Conselho Regional de Educação Física, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e federdações esportivas. A análise será feita de acordo com uma tabela que atribui pontos para cada conquista. Menor renda familiar, estudar na rede pública e ter maior idade servirão como critérios de desempate, se necessário. 

O objetivo do Bolsa Atleta é valorizar e beneficiar atletas e técnicos representantes do estado do Piauí em competições internacionais, nacionais, regionais, estaduais e municipais, prioritariamente em modalidades olímpicas e paraolímpicas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro ou pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, sem prejuízo da análise e deliberação das demais modalidades reconhecidas pelo Ministério do Esporte.

Além do Bolsa Atleta, a pretensão é fazer com que a Fundespi chegue a todos os municípios do estado. "Para tanto, providenciaremos a aquisição de equipamentos de variados esportes. Pretendemos ainda trabalhar fortemente as academias e concluir o projeto dos estádios. A ideia que cada município possua um estádio ou uma quadra de futebol", disse o presidente Paulo Martins. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES