Governo holandês oferece bolsas integrais para estudantes internacionais

As inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2011.

O Programa de Bolsas de Huygens abre inscrições para estudantes que desejam cursar mestrado ou a última etapa da graduação na Holanda. Estudantes de excelência de todas as partes do mundo que pretendem cursar mestrado ou a fase final da graduação na Holanda, podem se candidatar as bolsas de estudo oferecidas pelo Governo Holandês através do Programa de Bolsa Huygens. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2011.

O programa se aplica a todas as áreas de estudo e são mais de 1500 opções de cursos inteiramente ministrados em inglês. A bolsa é integral e inclui ajuda de custo de ? 1,380, o pagamento de todos os custos com a universidade, visto e passagens aéreas.

Inscrição e Seleção

Entre os critérios para concessão da bolsa estão: excelência acadêmica, domínio do idioma inglês, ter até 35 anos, ter participado de atividades extracurriculares, possuir recomendações acadêmicas e grande motivação.

Para a inscrição é necessário ter sido aceito por uma instituição de ensino superior holandesa. Os processos seletivos já estão abertos e, para se candidatar a bolsa, é preciso enviar os documentos para admissão. No primeiro contato, é necessário informar à universidade sobre o interesse em participar do programa Huygens.

Em maio de 2011, será anunciado o resultado da seleção para o ano letivo de 2011-2012.

Mais opções de bolsas

Além do programa de bolsas Huygens, a maioria das universidades holandesas têm suas próprias bolsas para estudantes estrangeiros de excelência. Existem ainda organizações internacionais, como UNESCO, Banco Mundial e Erasmus que oferecem diversas possibilidades.

Ensino superior Holandês

O ensino superior Holandês é reconhecido internacionalmente pelo seu elevado padrão acadêmico. O governo assegura a qualidade através de um sistema nacional de acreditação e as aulas na Holanda são altamente interativas, integrando o sistema de Problem Based Learning "(Aprendizagem baseada na resolução de problemas)".

Informações sobre a aplicação para a bolsa podem ser obtidas através da Nuffic Neso Brazil, fundação oficial do governo holandês que oferece orientação gratuita sobre cursos, exigências, procedimentos e oportunidades de bolsa para os brasileiros interessados em estudar na Holanda e para as universidades brasileiras em busca de cooperação internacional: www.nesobrazil.org.

Fonte: UFPI