Dia das Mulheres: Governo lança livro para homenagear

Dia das Mulheres: Governo lança livro para homenagear

O livro foi organizado pelo jornalista Fenelon Rocha.

O livro “10 Mulheres Antes da Hora”, que reúne o perfil de dez personalidades femininas que marcaram época na história do Piauí, será lançado nesta quarta-feira em Teresina. O lançamento será às 8h30, na Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho, e faz parte das festividades relacionadas com o Dia Internacional das Mulheres.

O livro foi organizado pelo jornalista Fenelon Rocha, coordenador de Comunicação Social do Estado, e tem a apresentação da deputada estadual, e secretária de Saúde, Lílian Martins e dez capítulos, cada um dedicado a uma dessas mulheres.

“O objetivo é resgatarmos o papel desempenhado por essas mulheres, que de algum modo romperam com as regras de seu tempo e ajudaram a criar novos parâmetros”, afirmou Fenelon.

Estão no livro os perfis de Amélia Bevilaqua, primeira mulher a concorrer à Academia Brasileira de Letras; Esperança Garcia, escrava que se rebelou contra o tratamento dado pelos senhores; Elvira Raulino, que abriu as redações para as mulheres; Francisca Trindade, a voz das periferias sem amparo; e Genu Moraes, ousada desde a década de 1940.

Também fazem parte da publicação os perfis de Jovita Feitora, a voluntária que saiu dos sertões do Piauí para alistar- se na guerra do Paraguai; Graça Cordeiro, que fez de sua vida um ato humanitário; Nasi Castro, amarantina que misturava o ofício de parteira com o de poetisa; Teresinha Queiroz, pesquisadora a resgatar parte da história do Piauí; e Niéde Guidon, que colocou o Estado no mapa mundial das ciências.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte