Grã-Bretanha descobriu identidade de homem que decapitou jornalista

Grã-Bretanha descobriu identidade de homem que decapitou jornalista

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Inglaterra teria descoberto a identidade do membro do Estado Islâmico responsável pela decapitação do jornalista americano James Foley, diz o jornal britânico Sunday Times. O jornal, que atribuiu a revelação a "altos funcionários do governo", disse não ter sido informado sobre a identidade do algoz, mas diz que o principal suspeito de ter cometido a decapitação é o rapper Abdel-Majed Abdel Bary, um britânico de 23 anos que deixou sua casa milionária em Maida Vale, ao oeste de Londres, no ano passado, para entrar para a milícia jihadista do Estado Islâmico. Abdel, cujo nome artístico é L Jinny, conseguiu emplacar alguns singles na rádio BBC em 2012.

Seu pai, Abdel Abdul Bary, é um refugiado egípcio que, como relata o jornal Independent, era próximo de Osama Bin Laden e, acusado de bombardear embaixadas nos EUA, aguarda julgamento. Segundo o jornal Guardian, o responsável pelas execuções é um britânico descrito como instruído e inteligente. Ele seria líder de um trio responsável por guardar os reféns do Estado Islâmico que, por causa da nacionalidade britânica, foi apelidado de "os Beatles". O recrutamento de jovens europeus pela milícia extremista do Estado Islâmico se tornou uma grande preocupação. Estima-se que ao menos 500 jovens já tenham saído da Grã-Bretanha para lutar pelo grupo jihadista.

Em entrevista à rede CNN, o embaixador da Grã-Bretanha nos Estados Unidos, Peter Westmacott, disse que a Inglaterra estava "muito próxima" de identificar o autor da decapitação do jornalista. Em um vídeo divulgado pelo Estado Islâmico na semana passada, um membro do Estado Islâmico com sotaque britânico é filmado decapitando o jornalista James Foley, desaparecido desde novembro de 2012. As imagens explícitas foram postadas no YouTube e foram assistidas por milhares de pessoas após serem compartilhadas nas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES