Grande movimento limpará e orientará os municípios piauienses do lixo eletrônico

Grande movimento limpará e orientará os municípios piauienses do lixo eletrônico

Uma parceria entre o Sistema Meio Norte e o Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) vai desenvolver práticas de educação ambiental

Por iniciativa do Sistema Meio Norte de Comunicação, e o MP3, associado à Fundação Banco do Brasil, estarão juntos em torno do Movimento ECOcidadão, que desenvolverá ações práticas de Educação e Cidadania Ambiental.

A primeira ação conjunta foi definida durante reunião realizada ontem, quando foi feito o seguinte questionamento: o que fazer com o lixo eletrônico. Foi essa pauta que nasceu a Mobilização ECOsocial denominada ELETROLIXO.

Segundo Alcide Filho, trata-se de um projeto que nasce da decisão do Sistema Meio Norte de Comunicação em liderar ações de Educação e Responsabilidade Ambiental em mobilizações grandiosas, com alcance inclusivo de toda a sociedade. A primeira ação está definida com a Mobilização Eletrolixo.

O objetivo, segundo Francisco Júnior, coordenador do MP3, é reagir e atuar contra o lixo eletrônico que se acumula, sem coleta adequada, em casa, no escritório, no trabalho e por todo lugar.

Para José Osmando, diretor de Jornalismo do Sistema Meio Norte de Comunicação, é urgente respondermos juntos a uma pergunta que não se deve adiar: como dar destino e uso sustentável, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável para os eletroeletrônicos encostados, equipamentos de informática obsoletos, celulares e baterias que descartamos diariamente?

O SMNC quer, com o Movimento ECOcidadão e a Mobilização Eletrolixo, através de reportagens educativas e a provocação de atitudes e práticas ecossociais, envolver a sociedade em uma participativa ação de coleta de lixo eletrônico, ao qual será dado o mais correto destino.

Fonte: Isabel Cardoso