Grupo Harém participará da Mostra Latino-Americana de Teatro

O Grupo Harém de Teatro irá se apresentar com a peça Raimunda Pinto, Sim Senhor!, no dia 25 de abril.

A V Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, da Cooperativa Paulista de Teatro, vai reunir no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista,11 companhias teatrais da América Latina, EUA e África entre 20 a 25 de abril. Cinco grupos de teatro brasileiro foram selecionados, inclusive o Grupo Harém.

Além do grupo piauiense outros quatro grupos brasileiros irão participar do evento. Os grupos são de Uberlândia-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Florianópolis-SC. Quatro grupos da América Latina (Bogotá-Colômbia, Lima-Peru, Santiago-Chile, Buenos Aires-Argentina) e uma companhia latina com sede em Miami e uma de Luanda-Angola também irão participar do evento.

O Grupo Harém de Teatro irá se apresentar com a peça Raimunda Pinto, Sim Senhor!, no dia 25 de abril.

Entre os destaques internacionais estão o chileno Tryo Teatro Banda, que abre a Mostra no dia 20 de abril, com uma mistura de teatro e música executada ao vivo, usando instrumentos musicais chilenos e indígenas para contar o início da história do Chile.

Do Brasil vem o Grupo Tá na Rua, de Amir Haddad, que completa 30 anos em 2010, para fazer um ensaio aberto sobre seu atual processo de pesquisa, cujo tema é a última crise financeira mundial, pré-intitulado A alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo.

Todos os trabalhos dos grupos são inéditos em São Paulo, com exceção de Cidade Desmanche, do Teatro de Narradores, vencedor do prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009 na categoria de melhor espetáculo para espaço alternativo.

O debate deste ano será em torno das temáticas públicas (históricas e sociais) e privadas (familiares) na cena latina, tema da Mostra de 2010.

Patrocinada pela Petrobras, com co-patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, da Caixa Econômica Federal e da Funarte/Ministério da Cultura, a V Mostra será um espaço para a troca de experiências entre os grupos participantes, e dos grupos com o público, que tem o acesso gratuito a todas as atividades.

Atividades paralelas

Além das peças teatrais, acontecem no evento as demonstrações dos processos criativos das companhias, com exibição de técnicas, influências e práticas de exercícios cênicos. Também acontecerá um encontro sobre a formação de uma liga latino-americana de teatro, com a presença do representante do Fundo Ibero-americano para as Artes Cênicas (Iberescena), Guillermo Heras.

Como apoio para a formação de público para o teatro e aprimoramento dos artistas convidados, a Mostra publica durante o encontro o jornal O Latino-Americano, que além de artigos, entrevistas e reportagens, conta com a colaboração de quatro críticos: dois de língua espanhola e dois brasileiros. Assim, cada espetáculo será analisado em duas visões e em duas línguas.

O Espaço da Mostra exibe uma exposição de fotos, material gráfico, de imprensa e vídeos das edições anteriores, além de uma banca com diversas publicações teatrais do Brasil e América Latina.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br