Hackers atacam sites da Presidência e da Receita Federal

A informação foi confirmada pela secretaria de imprensa do governo brasileiro.

Os sites da presidência da República (www.presidencia.gov.br e www.portalbrasil.gov.br), além do endereço da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) foram alvo de um ataque de hackers na madrugada de hoje (22/6). A ação, divulgada inicilamente pelo UOL Tecnologia, foi confirmada ao IDG Now! pela secretaria de imprensa da Presidência da República.

Segundo a secretaria, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) identificou o ataque (que começou por volta de 0h30 e foi até 3 horas), e conseguiu evitar que fossem capturados dados ou mesmo alterados os sites. Apesar disso, ação dos criminosos deixou as páginas fora do ar por pelo menos uma hora.

As investigações iniciais indicam que a ação teve como origem um provedor da Itália (o que não significa que os hackers estejam nesse país - é possível utilizar máquinas espalhadas pelo mundo em único ataque).

Em uma conta no Twitter, que pertenceria ao grupo de hackers LulzSec, o ataque é apontado como tendo como origem o ?braço brasileiro? do grupo.

Nos últimos meses, o LulzSec tem tirado o sono dos administradores de sites em todo o mundo. Na lista de vítimas recentes do grupo estão Sony Pictures, CIA, FBI e o Senado norte-americano, além de ter divulgada na rede mundial de computadores milhares de senhas internautas. Esta semana o grupo anunciou uma ?guerra contra os governos de todo o mundo?.

Fonte: UOL