Halloween favorece aprendizado da cultura inglesa

É envolvida por uma simbologia específica, que remota culturas muito antigas, ainda na formação da língua inglesa enquanto tal

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (23) DO JORNAL MEIO NORTE

O dia 31 de outubro é lembrado por ser o dia das bruxas. O halloween, na cultura inglesa, envolve muito mais que apenas uma data comemorativa ou um dia lúdico para as crianças e jovens. É envolvida por uma simbologia específica, que remota culturas muito antigas, ainda na formação da língua inglesa enquanto tal. Essa característica faz com que esse evento tenha um importante papel no aprendizado do idioma para muito estudantes.

Devido a isso, as entidades de ensino incentivam e promovem festas de halloween para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a cultura do idioma estudado. Segundo a coordenação do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José o incentivo ao conhecimento e aprofundamento sobre a cultura dos idiomas é um divisor de águas no aprendizado. “O halloween é mais que uma comemoração que integra os alunos. As festividades reforçam a ideia da manutenção da cultura da língua e do ensino do idioma”, relata o diretor da entidade, Raniere Veras.

Para o professor Mário Eduardo a integração aluno-aluno é um fator importante no momento da comemoração do halloween, contudo destaca que a aproximação da cultura é o fato mais relevante. “O halloween é uma referência cultural da língua, mas a comemoração também é um momento de lúdico. Isso faz com que o aluno tenha um laço de afeição com o idioma, gerando assim uma maior desenvoltura no aprendizado”, destaca o professor. Ele reforça que o gosto pela cultura do idioma é uma boa opção na hora de melhor o vocabulário e a pronuncia.

O Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José foi criado em 2006. A escola é destinada a alunos de escolas públicas, mas reserva 25% das vagas para a comunidade carente. O Centro de Línguas é o único público do estado e oferece cursos de português, espanhol, francês e inglês. Nestes termos, para a realização da festa de halloween os alunos, professores e comunidade se mobilizam.

A entidade está realizando uma rifa com sorteio de brindes que também favorecem no aprendizado: smarthphone, tablet e home theater. Os interessados em colaborar com o evento e também de participar da festa podem adquirir seus ingressos na sede do Centro de Línguas que fica localizado na rua Primeiro de Maio, 2371, no bairro Primavera. O evento está programado para acontecer no dia 31 de outubro, em boate localizada na zona leste da capital.

 

Repórter: Thays Teixeira











 

Fonte: Thays Teixeira