Hemopi ficará aberto e receberá doações de sangue na Semana Santa

Na Semana Santa doações de sangue têm queda de 30%

No período da Semana Santa é, habitualmente, registrada queda de cerca de 30% no número das doações de sangue realizadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemopi). Para suprir essa defasagem, a diretoria da instituição lembra à população que o Hemopi vai funcionar regularmente até o sábado (26), das 7h30 às 18h.

“Todos os nossos serviços relativos a coleta e distribuição de sangue e produtos derivados estarão funcionando”, explica Jurandir Martins, diretor do Centro.

Importante ressaltar que o doador não pode ter ingerido bebida alcoólica 24 horas da doação. Além disso, é necessário ter entre 16 a 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 50 quilos, estar saudável e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso.

Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue. O Hemopi funciona na rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço. 


Hemopi receberá doações de sangue na Semana Santa
Hemopi receberá doações de sangue na Semana Santa


Fonte: Portal MN