Doações de sangue reduzem nesta época do ano

Doações de sangue reduzem nesta época do ano

Com a ajuda das coletas externas, já iniciadas, o centro pretende abastecer, principalmente, o estoque de fator RH negativo.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) continua trabalhando com campanhas que têm o intuito de reforçar seu estoque para este período de final de ano. Com a ajuda das coletas externas, já iniciadas, o centro pretende abastecer, principalmente, o estoque de fator RH negativo, bem como os tipos sanguíneos B e AB.

De acordo com Suzane Rocha, supervisora em captação de doadores do Hemopi, este é um período muito crítico. ?As doações diminuem bastante. Com vistas a mudar este quadro, já iniciamos nossa mobilização no começo deste mês, com atividades em escolas e o transporte de doadores para o Hemopi, quando há solicitação de grupos de pessoas, por exemplo. Estas também são estratégias?, confirma a supervisora.

Quem, portanto, não pretende viajar este período e pode doar, deve se dirigir ao centro que fica aberto de segunda a sexta, de 7 horas às 18 horas. O local também funciona aos feriados, inclusive dias 24 e 25 e 31 e 01 de janeiro. Para doar, basta estar portando o documento de identidade com foto, ter a partir de 50 Kg, possuir idade entre 16 e 68 anos e ter uma vida saudável.

A supervisora, na mesma oportunidade, também esclarece que o sangue fator RH negativo é o que está em menor quantidade. Os mais raros, B negativo e AB negativo, também são bastante necessários neste período. ?Nesta oportunidade, convidamos, mais uma vez, as pessoas para doação. Todo o processo é rápido, simples e não oferece riscos. É um ato solidário e tem muita gente precisando?, reafirma Suzane.

Fonte: Thauana Cavalcante