HGV promove mutirão e realiza simultaneamente 21 cirurgias

29 pessoas foram beneficadas, no sábado, dia 08 de outubro.

Vinte e nove pessoas foram beneficadas, neste sábado (8), em mais um mutirão promovido pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), nas especialidades de cirurgia geral, vascular e neurologia. Aconteceram, simultaneamente, 21 cirurgias gerais, duas neurológicas e seis procedimentos endovasculares. "O objetivo é acelerar o atendimento de pacientes da urgência e do Ambulatório Integrado, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)", explica Clara Leal, diretora do HGV.

Para o coordenador da Clínica Cirúrgica, Hamilton Fontes, os mutirões são importantes, pois agilizam o atendimento das pessoas que aguardam na fila ambulatorial. Já o coordenador do Serviço de Hemodinâmica do HGV, Martônio Assunção, destaca positivamente as ações cirúrgicas e seus resultados; além do fato de que o HGV é o único do Estado credenciado para procedimentos endovasculares de alta complexidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A estudante Sâmia Rocha, da cidade Campo Maior, acompanha a avó, Maria Ferreira, de 75 anos, que passou por uma arteriografia de membro inferior esquerdo. "Minha avó é diabética e hipertensa. Eu estava muito preocupada com a situação dela. Mas, graças a Deus, hoje o problema dela foi resolvido", comemorou Sâmia.

Participaram do mutirão os cirurgiões-gerais Hamilton Fontes, Luis Gustavo Cavalcante, Péricles Cerqueira e Carlos Renato. Os neurocirurgiões Reinaldo Mendes e Antônio Carlos Barbosa. Os cirurgiões vasculares Martônio Assunção (coordenador) e o enfermeiro Whalleson Oliveira. Os anestesistas Antônio Urias e Alexandre Noleto. Além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

CONSULTAS

A direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) informa que, em virtude da paralisação dos médicos da rede estadual nos próximos dias 10 e 11 de outubro, todas as consultas agendadas para estas datas, no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul), foram transferidas para os dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Fonte: Assessoria