HGV realiza mutirão urológico no feriado

A maioria dos pacientes apresentava um quadro de hiperplasia prostá

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, neste feriado do Dia do Piauí (19), um mutirão de urologia que atendeu vinte pacientes, a maioria com hiperplasia prostática (aumento da próstata). Esse foi o 45º mutirão realizado pelo HGV em pouco mais de um ano, os quais beneficiaram cerca de 1.200 pessoas nas especialidades de ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, vascular, oftalmologia, ginecologia, neurocirurgia, cirurgia geral e plástica.

O cirurgião urológico, Alesse Ribeiro, explica que a maioria dos pacientes passou por retirada da próstata devido ao quadro de hiperplasia prostática, "que é uma condição caracterizada pelo aumento da próstata, que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Pode provocar estreitamento da uretra com dificuldade de urinar". O médico lembra que o indivíduo leva uma vida normal após o procedimento.

A dona de casa Maria Geni Rodrigues aguardava confiante, na porta do Centro Cirúrgico, a saída do marido, o agricultor Juvenal Ramos, 58 anos, da cidade de União, que passou por cirurgia de próstata. Dona Geni diz que ficou feliz e surpresa quando foi avisada que seu Juvenal seria operado neste feriado. "Sempre vejo pela imprensa as notícias desses mutirões que o HGV realiza. Isso é bom, pois encurta o tempo de espera de quem aguarda por uma cirurgia", disse dona Geni.

A diretora do HGV, Clara Leal, afirma que os números mostram que os mutirões aos sábados e feriados têm contribuído significativamente para diminuir o tempo de espera de quem aguarda por uma cirurgia. "A média de espera para pacientes da regulação tem sido de 15 a 20 dias e para pacientes eletivos até 60 dias. Estamos trabalhando para que esse tempo seja reduzido ainda mais", destaca a diretora.

Participaram da ação os cirurgiões urológicos Alesse Ribeiro, Gonçalo Vilarinho e Lázaro Soares. As anestesistas Célia Coelho, Liana Pires e Maria das Graças. Além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES