HGV registra aumento no número de cirurgias ortopédicas durante a noite em Teresina

O acréscimo verificado pelo hospital é resultado da abertura do terceiro turno do centro cirúrgico para a realização de cirurgias à noite

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) registrou aumento no volume de cirurgias ortopédicas feitas em setembro. Foram realizadas 193 intervenções em apenas um mês.

O acréscimo verificado pelo hospital é resultado da abertura do terceiro turno do centro cirúrgico para a realização de cirurgias à noite, que começou a funcionar em agosto, explica a diretora-geral do HGV, Clara Leal.

Ela afirma que o aumento no número de cirurgias tem sido crescente, enquanto que em julho foram apenas 121. Em agosto, foram registradas 186 e, em setembro, passou para 193 intervenções.

"A abertura do turno da noite possibilitou oferecer ao paciente um atendimento cirúrgico ágil. A intenção é reduzir a fila de espera para as cirurgias eletivas, que são marcadas previamente, e agilizar também o atendimento de pacientes provenientes de outras unidades", explica.

Segundo o relatório de cirurgias realizadas no HGV no mês de setembro, os cirurgiões ortopédicos que mais realizaram procedimentos foram os médicos Wilson Rodrigues, com 43 intervenções, em seguida o ortopedista Francisco das Chagas, com 26, e Durval Leal, com 16 cirurgias. A Clínica Ortopédica do HGV conta com 22 ortopedistas.

Para a diretora, o resultado é satisfatório em todas as áreas. Na Clínica Oftalmológica foram realizadas 148 intervenções. Na Vascular foram 112 procedimentos. Na Urologia, 107. Na Cirúrgica foram 87 intervenções.

Na Proctologia, 23. Cirurgias de Cabeça e Pescoço foram 16. Cirurgias Torácicas foram 22. Na Otorrinolaringologia foram 37. Na Ginecologia, 59.

Na Cirurgia Plástica, 17. Além das cirurgias buco-maxilo, com 22 intervenções, e as Neurológicas, com 51 procedimentos.


Num total geral de 894 cirurgias em setembro, em agosto 834, enquanto que, em julho, foram 782.

Clique aqui e curta o meionorte.com no Facebook

Fonte: Jornal Meio Norte