Historiadora piauiense lança livro sobre rituais de morte no Estado

Historiadora piauiense lança livro sobre rituais de morte no Estado

Na obra, a autora apresenta uma pesquisa de natureza histórico-etnográfica sobre as atitudes diante da morte.

O primeiro livro da série VOX MUSEI "Em cada conta um lamento" é de autoria da historiadora e professora do IFPI, Marluce Lima de Morais . O lançamento será no dia 6 de agosto, às 18h30h na livraria Anchieta, localizada no bairro de Fátima.

Na obra, a autora apresenta uma pesquisa de natureza histórico-etnográfica sobre as atitudes diante da morte e dos mortos, rituais praticados por senhores e senhoras "rezantes" no Nordeste do Brasil.

Marluce Lima elege a cidade de Alto Longá, no sertão do Piauí, como espaço de investigação. A partir de aportes teórico-metodológicos da História e da Antropologia, procura compreender e interpretar, nas histórias de vida e de devoção, os sentidos e significados de gestos, orações, palavras e emoções, que marcam as canções e os lamentos diante da morte, as Incelências.

Privilegia a metodologia da História Oral e Etnografia, conceitos de história de vida, memória, tradição, religiosidade e devoção. Busca compreender de que maneira os rituais de morte significam e se tornam parte das vivências de uma comunidade diante às interferências de um tempo carregado de agoras.

Fonte: Ascom