SEÇÕES

Homem com HIV se relaciona com adolescente de 14 anos; ela morreu

A polícia pede que pessoas que se relacionaram com ele procurem tratamento médico.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil prendeu um homem acusado de infectar de propósito com o vírus do HIV a namorada, que morreu de Aids, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Segundo a corporação, Paulo César da Silva, de 33 anos, sabia que era portador da síndrome e teve o mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio qualificado decretado pela Justiça.

A polícia pede que pessoas que se relacionaram com ele procurem tratamento médico. As informações foram repassadas, nesta quarta-feira (20), durante entrevista coletiva realizada na capital pernambucana.

O mandado de prisão preventiva foi concedido pela Justiça na segunda-feira (18). Preso na terça-feira (19), no Terminal Integrado de Passageiros do Recife, na Zona Oeste da cidade, Paulo César foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Segundo o delegado Diogo Santiago, existem provas de que Paulo César impediu que a namorada, não identificada, informasse aos parentes que tinha sido contaminada por ele. De acordo com a polícia, o homem preso fez pressão psicológica e há relatos de que ele teria ameaçado a vítima para que não pedisse ajuda para fazer o tratamento.

"O Mistério Público entendeu que ele praticou crime de homicídio doloso, possivelmente, pela ciência dele de ser portador do HIV e ter impedido que ela realizasse o tratamento adequado", diz o delegado.

A polícia informa que a mulher morreu em junho de 2016 e, na época, Paulo César não chegou a ir ao enterro da companheira, porque fugiu para o interior de Pernambuco logo após a morte. A família da vítima prestou queixa em agosto de 2017.

"Ele disse que era portador do HIV e que a jovem que se envolveu com ele teria conhecimento. Segundo ele, quando ela contraiu a síndrome, a iniciativa de não informar à família teria sido da jovem. Essa versão não se sustenta quando confrontamos com outras provas e depoimentos, que dão conta de que quem impedia que ela informasse à família era ele, com uma pressão psicológica", afirma.

Segundo a polícia, o homem teria começado a se relacionar com a vítima quando ela tinha 14 anos de idade e ele era casado com outra mulher, que teria procurado a família da jovem para alertá-los sobre a soropositividade de Paulo César. De acordo com a corporação, ele forjou exames de sangue para desmentir a esposa, que veio a falecer posteriormente.

"Ele diz que a esposa faleceu de infecção urinária, mas é possível que tenha sido em decorrência da síndrome. Acreditamos que pode haver mais vítimas, pelo comportamento dele, de negar para todo mundo que é portador do HIV e pelos relatos de que ele seria 'mulherengo', gostava de ir para festas com meninas jovens, inclusive. Há informações de que ele já estaria se relacionando com outra garota enquanto a jovem que faleceu estava acamada, doente", declara.

O delegado afirma, ainda, que, apesar de ter impedido a vítima de procurar tratamento para a Aids, Paulo César se submetia ao tratamento contra a síndrome desde jovem.

"Vimos que ele se trata desde criança, tanto que até o aspecto físico dele não é de uma pessoa debilitada. É um sinal de que ele está se tratando, mas fazia com que a jovem não se tratasse. Não satisfeito em transmitir a doença, ele impedia que ela procurasse tratamento adequado", diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos