Hospitais do Piauí passam por inspeção

Serão avaliados espaços e qualidade do serviço oferecido

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por João Marcelo Ferry

A vigilância Sanitária Estadual iniciou, na última Segunda-feira(14), uma série de inspeções nos hospitais da cidade, a ação é focada nos hospitais que contenham leitos de UTI, trabalhos mais complexos com o atendimento à população e locais com maior número de atendentes. A meta é que tanto os hospitais públicos como privados e do interior do estado passem por essa fiscalização, para verificar se todos as atividades realizadas dentro das instituições de saúde estão sendo levados a população de maneira correta. A diretora da Vigilância sanitária, Tatiana Chaves informou que as fiscalizações sevem continuar até o final de Março deste ano.

A diretora reforçou ainda que as fiscalizações são uma atividade de rotina e têm o objetivo de verificar a qualidade do serviço e do local onde o trabalho médico está sendo ofertado, para que assim a população não seja afetada negativamente. “Como é uma atividade que verificará diversos setores dos hospitais, como laboratórios, radiologia, setor obstétrico e demais atividades, a média é que uma unidade seja analisada completamente por semana. Após a fiscalização, será feito um relatório que apontará o que o hospital apresentou conforme exigido pela legislação e o que ele precisa modificar”, explica Tatiana Chaves.

De acordo com as inconformidades encontradas dentro dos hospitais, será feito um termo de obrigação a cumprir, que será encaminhado junto do relatório para gestão de cada unidade. Os gestores, então, irão preparar um plano de melhorias para o hospital que deverá ser seguido e realizado de acordo com os problemas que foram identificados. “A partir disso, inicia a segunda etapa do trabalho da vigilância, que será baseado no acompanhamento dessas melhorias, para verificar se realmente elas estão sendo realizadas”, comenta a diretora.

Tatiana aponta ainda que geralmente todos os gestores se sensibilizam e promovem as melhorias apontadas pela fiscalização. No entanto, caso algum evite realizar as modificações em prol da melhoria do atendimento, o hospital pode pagar multa e até mesmo perder a licença sanitária, que impede o funcionamento do local até que ele volte a apresentar condições adequadas para atender a população.

A diretora destacou ainda que mesmo com essas fiscalizações, como são uma atividade de rotina, não afetam o trabalho diário da Vigilância Sanitária, e que caso a população queira solicitar uma vistoria pode entrar em contato, que será logo atendida. “Nosso trabalho continua normal, para evitar quaisquer transtornos para a população”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES