Hospital Getúlio Vargas comemora 74 anos de existência e tem programação especial

Confira na matéria os dias de festa

O Hospital Getúlio Vargas(HGV) comemora 74 anos de existência com indicadores que fazem da instituição referência no Estado para o tratamento de doenças ortopédicas, cardiovasculares e outros procedimentos de alta complexidade, como transplantes de rim e córnea, que totalizaram 146 procedimentos em 2014 e 2015.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, enfatiza que, ao longo dessas sete décadas, o hospital vem prestando serviços relevantes à saúde de muitos piauienses e hoje é referência no Estado, em transplantes, por exemplo. Em 2014, foram realizados 105 transplantes de córneas e 15 de rins e, este ano, já foram realizados 25 de córneas e um de rim.

Hospital Getúlio Vargas


Clara Leal lembra ainda que o hospital foi pioneiro em procedimentos endovasculares, sendo “o primeiro hospital público a realizá-los e tornou-se referência como o hospital que mais realizou esses procedimentos no Estado em 2014, com 679 procedimentos e 167 já em 2015.”

Para celebrar os 74 anos de serviços, as comemorações iniciam nesta segunda, 4, e seguem até quinta, 7, com uma programação que inclui uma missa em ação de graças e homenagens a servidores aposentados e ex-diretores, que receberão uma menção honrosa.

Inauguração em 1941

O Hospital Getúlio Vargas foi inaugurado no dia 03 de maio de 1941, na comemoração do 6º ano do governo de Leônidas Melo. Muitas personalidades do Estado do Piauí, Maranhão e do Governo Federal compareceram ao evento.

Com 329 leitos, mais de dois mil funcionários, o HGV hoje é referência para atendimento de média e alta complexidade com uma média de 40 cirurgias realizadas por dia nas nove salas cirúrgicas e 400 consultas por dia no Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde.

Programação

Dia 4 de maio – segunda-feira

8h – Missa em Ação de Graça – Local: Capela do HGV

9h – Corte do Bolo – Local: Pátio interno

Dia 5 de maio – terça-feira

8h – Palestra: HGV 74 anos – Dra. Clara Leal

Homenagem aos funcionários aposentados

Dia 6 de maio – quarta-feira

8h – Feira de Saúde: HGV 74 anos dedicados à Saúde do Piauí – Local: Pátio interno

19h – Homenagem aos ex-diretores do HGV – Local: Sala de reunião

Dia 7 de maio – quinta-feira

8h – Café da manhã – Local: Ambulatório do HGV

Fonte: Assessoria