Hospital opera olho errado de paciente em transplante de córnea

Jéssica terá o transplante feito no olho correto "assim que possível"

Uma jovem de 18 anos, que esperou cerca de um ano por um transplante de córnea em seu olho esquerdo, teve operado o direito em cirurgia realizada no Hospital das Clínicas de Porto Alegre. A operação ocorreu na última quinta-feira.

O erro foi confirmado pelo hospital. A jovem, Jéssica Vinhola, é portadora de uma doença oftalmológica bilateral, que pode deixa-la cega. Segundo o hospital, acredita-se que o erro foi causado por uma movimentação no dispositivo de marcação do olho, que teria se deslocado do esquerdo para o direito.

Como a suposta movimentação não foi percebida antes da cirurgia, a operação foi realizada no olho errado. De acordo com a unidade de saúde, a equipe de oftalmologistas e anestesistas que participaram do procedimento entrou em contato com a família da jovem para comunicar o ocorrido.

Jéssica terá o transplante feito no olho correto "assim que possível", afirma o hospital. Isso fará com que ela continue na frente da lista de transplantes, o que pode atrasar operações em outras pessoas da fila. O Hospital das Clínicas fará uma apuração do caso.

Em entrevista a GloboNews, a mãe da jovem contou que o olho operado tinha 80% de visão graças a uma cirurgia a laser. O procedimento foi custeado com a venda de uma rifa.

Fonte: Terra, www.terra.com.br