Hospital que enfaixou perna de idosa por cima da calça se explica

Segundo eles, a imobilização foi temporária.

Nesta segunda-feira (05), a equipe da diretoria do Hospital Santa Casa de Bariri, de São Paulo, se prontificou e afirmou que o procedimento realizado na perna da idosa que foi enfaixada por cima da calça e do tênis e chamou a atenção em todo o Brasil, foi feito apenas para que ela pudesse ser transportada para uma unidade que houvesse ortopedista de plantão, ou seja, a imobilização foi temporária. A idosa de 70 anos machucou a perna após cair.

“Esse procedimento foi feito para que não houvesse constrangimento da paciente, para que ela não tivesse que ir de roupa íntima para o posto de saúde já que teria que tirar a calça. Poderíamos ter cortado a vestimenta, mas muitas vezes as pessoas não tem dinheiro para comprar outra. O médico pensou assim e resolveu fazer algo provisório. Ele não fez essa imobilização para mandar a paciente para a casa. Em momento nenhum o médico praticou um erro. Em momento nenhum ele praticou uma imprudência. Não foi negligente em momento nenhum. Ele mesmo se encarregou em tentar achar uma vaga para essa paciente com um especialista”, declarou o diretor da Santa Casa, Marco Antônio Gallo.

A Diretoria de Saúde municipal confirmou que a paciente foi encaminhada ao posto de saúde da família do bairro Domingos Aquilante pela Santa Casa de Bariri e atendida naquela unidade, mas não esclareceu por que ela chegou em casa com as ataduras colocadas na Santa Casa.

A paciente Maria Ivone Rodrigues Leme conta que chegou a dormir com sapato e ficar sem tomar banho por dois dias, até que um novo atendimento médico fosse realizado na Santa Casa de Bariri para tirar a faixa e colocar gesso.

O Conselho Municipal de Saúde abriu procedimento para apurar os fatos e em uma reunião no próximo dia 26 vai apresentar um relatório com as avaliações sobre os procedimentos médicos adotados. A paciente Maria Ivone não está mais com a perna imobilizada e está sendo acompanhada pelo grupo de saúde da família do bairro dela.

Idosa com perna enfaixada (Crédito: Reprodução)
Idosa com perna enfaixada (Crédito: Reprodução)
Idosa com perna enfaixada (Crédito: Reprodução)
Idosa com perna enfaixada (Crédito: Reprodução)
Idosa com perna enfaixada (Crédito: Reprodução)
Idosa com perna enfaixada (Crédito: Reprodução)
Fonte: Com informações do G1