Hospital será transformado em maternidade em Timon-MA

Os investimentos, são na ordem de aproximadamente R$ 600 mil

A Prefeitura Municipal de Timon tem levado a sério o compromisso com a saúde pública, tanto que foi assinado um termo de compromisso, em que a administração municipal se comprometeu a realizar uma ampla intervenção no Hospital Luís Firmino de Sousa, também conhecido como Hospital do Parque Alvorada. Esta reforma vai transformá-lo em maternidade.

Para abrigar os serviços materno-infantil, as obras estão aceleradas e os investimentos, na ordem de aproximadamente R$ 600 mil, são de recursos municipais. A reforma implantará centro de esterilização, banco de leite, refeitório e lavanderia. O centro cirúrgico contará com salas e corredores de acesso.

A unidade também será beneficiada com 56 leitos, que permitirão que os pacientes possam receber visitas e ter direito a um acompanhante durante o período que estiver no hospital. Além de todas essas melhorias, as pessoas atendidas terão ainda à sua disposição uma estrutura ambulatorial necessária para a realização de exames.

E para dá um reforço nos atendimentos imediatos, o hospital estadual Alarico Nunes Pacheco também vai receber melhorias estruturais e passará a atender urgências e emergências de média e alta complexidade. Toda a estrutura hospitalar receberá uma reforma estrutural, e serão ampliados os atendimentos nas áreas de clínica geral, pediatria e trauma, tanto cirúrgico quanto ortopédico.

Estas mudanças têm como objetivo tornar o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco (HRANP) uma unidade de retaguarda, suprindo atendimentos médicos gerais de média e alta complexidade.

Atualmente, o HRANP passa por uma adequação na sua estrutura devido a um acordo estabelecido entre a Prefeitura de Timon e o Governo Estadual, em que o município, com apoio do Estado, deveria organizar internamente a rede pública de saúde objetivando atender os seus próprios pacientes.

Fonte: Pollyana Carvalho e Lucrécio Arrais