Hospital Universitário atenderá cerca de 18 mil pacientes por mês

Quando estiver em total operação, a unidade terá a capacidade de realizar 23.760 consultas e 1.320 cirurgias por mês

O Hospital Universitário será oficialmente entregue à sociedade nessa sexta-feira (09), após anos de espera pela comunidade, mas os atendimentos no local já foram iniciados há cerca de uma semana. Funcionando ainda com apenas 50% de sua capacidade, a expectativa é que sejam atendidos por mês cerca de 18 mil pessoas, no local. A previsão é que até o final do segundo semestre de 2013 ele passe a operar com 100% de sua capacidade.

Quando estiver em total operação, a unidade terá a capacidade de realizar 23.760 consultas e 1.320 cirurgias por mês. Com 100% da capacidade disponível, o HU terá 201 leitos de enfermagem, 21 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 salas cirúrgicas. O HU entrará em atividade gradualmente. Detentor de 300 leitos, na primeira etapa, funcionarão apenas 50 leitos e parte do ambulatório para consultas e alguns exames, como endoscopia digestiva, urológicos e oftalmológicos, será ativados no dia 9 de novembro. No início do próximo ano, a intenção é inaugurar parte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do centro cirúrgico.

?A parte de ambulatórios e laboratórios já está funcionando. Ainda não estamos com 100% de sua capacidade voltada para receber a comunidade porque um hospital desse porte é complicado abrir todo de uma única vez, afinal são muitos profissionais para serem capacitados e isso deve acontecer aos poucos?, disse o superintendente do hospital Avelar Alves da Silva.

O encaminhamento dos pacientes para o HU será feito através de centrais de marcação, que funcionarão em postos de saúde do Estado e do município de Teresina, exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Num total de 54 consultórios, 24 já estão disponíveis, em seis linhas de atuação.

Fonte: Pollyana Carvalho