HU é inaugurado oficialmente nesta sexta-feira; saiba

HU é inaugurado oficialmente nesta sexta-feira; saiba

Desde o dia 31 de outubro, o Hospital Universitário já está prestando seus primeiros atendimentos

Com as portas abertas desde a semana passada, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (09), a partir das 11h. Desde o dia 31 de outubro, o Hospital já está prestando seus primeiros atendimentos. Agora, com 50 leitos em funcionamento, voltados para os serviços de patologias clínicas, o HU oferece atendimento somente para casos de baixa complexidade.

Para a solenidade de inauguração foram convidados os deputados federais e estaduais, senadores, secretários do Governo, secretários municipais, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, diretores das faculdades particulares, professores e servidores da UFPI. Além deles, o governador Wilson Martins e o prefeito Elmano Ferrer também foram convidados. A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, não participarão do ato solene por conta de suas agendas.

?Às 11h, acontecerá o descerramento da placa. Depois disso, terá o desenlace da fita, discursos com homenagens e visita às instalações do Hospital?, afirma Manoel Veras, responsável pelo Cerimonial da UFPI.

O Hospital Universitário tem capacidade de atendimento de 18 mil pessoas por mês. Quando estiver em total operação, a unidade terá a capacidade de realizar 23.760 consultas e 1.320 cirurgias por mês. De acordo com o superintendente Avelar Alves da Silva, atualmente estão sendo ofertados serviços de anatomia patológica, como também outros serviços de imagens.

?Agora o atendimento é de nível ambulatorial e ainda de imagens e exames. O número de pessoas atendidas pelos médicos nos consultórios já somam mais de 500 por dia, isso fora os exames e as pequenas cirurgias?, revela o superintendente do Hospital ao informar que até o momento, 18 consultórios estão abertos e com o atendimento de um médico em cada turno.

Hospital Universitário disponibiliza 300 leitos

O Hospital começou o trabalho com atenção à saúde em seis cuidados. A saúde da mulher, tratamento de cabeça e pescoço, do sistema urinário, do sistema digestivo, do sistema cardiovascular, e atendimento cirúrgico, são os atendimentos realizados. Nos casos cirúrgicos, são feitas apenas pequenas cirurgias, em que os pacientes não precisem pernoitar no hospital.

Os leitos do Hospital serão disponibilizados gradualmente. No total, o HU tem 300 leitos e estão disponíveis desde o dia 31 de outubro, 50 leitos. Outros 50, que incluem os leitos das UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), devem funcionar em dezembro, período em que o Hospital Universitário vai passar a atender casos de alta complexidade.

?O HU está apto a internar, mas nesse momento estamos capacitando os funcionários para que eles possam atender melhor a população. Só após essa fase é que devemos receber as primeiras internações?, afirma Avelar.

Além dos atendimentos, os pacientes do Hospital Universitário têm acesso aos serviços do estabelecimento pelo Sistema de Marcação de Consultas do SUS (Sistema Único de Saúde) das Redes Estadual e Municipal. Através do Posto para Marcação de Consultas, o paciente não precisa percorrer outras clínicas para fazer outros tipos de exames. Ele faz a marcação de consulta dentro do próprio Hospital.

Fonte: Carolina Durães e Aline Damasceno