HUT abre sindicância para apurar suposta venda de órgãos de jogador

Mulher se identificou como do HUT e falou sobre doação de órgãos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Família do jogador piauiense Valter Maranhão, que teve morte encefálica confirmada na última quarta-feira (12), denunciou que uma mulher se identificou como assistente social e teria pedido para que a família fizesse a doação de órgãos do jogador.

Segundo parentes do jogador, inicialmente ela teria falado com a esposa de Valter Maranhão. A suposta assistente social insistia na doação dos órgãos e dizia que já havia uma criança e dois adolescentes na espera dos órgãos. 

A família resolveu registar ocorrência na Polícia Civil e procurou o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para não fazer a doação. O hospital, descofiado da suposta assistente social, abriu sindicância para apurar o caso.

A mulher, que foi identificada apenas como Conceição, teria dito a família de Valter Maranhão que, além de Assistente Social, era do HUT que também trabalhava na assessoria de um deputado estadual na Assembleia Legislativa.

O HUT enviou nota informando sobre a sindicância e proibindo a entrada da mulher no hospital.

CONFIRA NOTA

"Com relação às matérias veiculadas na imprensa sobre a doação de órgãos do paciente Valter Lima Vieira, 60 anos, que foi a óbito na última quinta-feira (13), às 13h20, a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informa que já abriu sindicância para apurar os fatos relatados pela família e já encaminhou ordens expressas vetando a entrada da pessoa identificada como “Conceição”, em denúncia feita também à Ouvidoria do HUT pela família.

Segundo o depoimento dos filhos de Valter, Conceição foi contatada por uma amiga da família no intuito de acompanhar o atendimento no HUT.

"Conceição " se identificou como assistente social da Assembleia Legislativa.

A direção do HUT esclarece que essa pessoa não possui nenhum vínculo com o Hospital. Portanto, não tem autorização de falar em nome do HUT sobre qualquer tipo de assunto, inclusive no que concerne ao estado de saúde de pacientes ou tratamentos/procedimentos realizados.

Com relação ao processo de doação de órgãos o HUT comunica que os trâmites seguidos obedecem à legislação federal. A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUT é formada por profissionais especializados e comprometidos com a ética e a lisura exigida pelo trabalho desenvolvido. A CIHDOTT nunca autorizou ninguém a tratar do assunto com familiares de pacientes do Hospital.

O Hospital esclarece ainda que o processo de doação de órgãos só se inicia após o fechamento do protocolo de morte encefálica, a confirmação de ausência de atividade cerebral e a autorização da família. Apenas familiares de primeiro e segundo graus, além dos cônjuges podem assinar os documentos autorizando a doação. Após o cumprimento deste trâmite, a CIHDOTT do HUT aciona a Central de Transplante e a Organização da Procura de Órgãos (OPO), que iniciam o processo de captação com as equipes autorizadas."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES