HUT muda forma de atendimento a partir desta segunda-feira (05)

HUT só atenderá casos de alta complexidade

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a partir da próxima segunda-feira (05), iniciará o novo atendimento de urgência e emergência. O hospital só receberá pacientes  encaminhados pelos hospitais municipais de Teresina ou pelas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após a equipe avaliar o quadro de saúde das vítimas de acidentes, traumas e de crimes violentos de ameaça à vida ou pela Central de Regulação de Leitos nos casos dos pacientes do interior do Piauí e de outros Estados.

A  Fundação Hospitalar de Teresina está reorganizando a rede de saúde da capital de acordo com o perfil de atendimento de cada hospital. Com essa nova organização,  a rede poderá oferecer à população uma assistência mais qualificada e direcionada a necessidade do paciente.

Com essa nova reorganização o projeto objetiva ainda dar mais celeridade no atendimento aos pacientes mais graves.

Segundo a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Fátima Garcez um paciente referenciado é aquele encaminhado por outro hospital. Para que ele tenha acesso ao atendimento ao HUT, um hospital de maior complexidade, tem que ser avaliado por uma equipe médica, que passa o caso para a Central de Regulação de Leitos, que faz a busca na rede de saúde e encaminha o paciente. "Deste modo o paciente garante o atendimento”, acrescentou Garcez.

A Fundação Hospitalar orienta a população que para o primeiro atendimento a população deve procurar os hospitais de bairro, de preferência o que fica mais perto de casa. A Prefeitura de Teresina tem hospitais nos seguintes bairros: Parque Piauí, Monte Castelo, Primavera, Matadouro, Santa Maria da Codipi, Satélite, Buenos Aires, Promorar e Dirceu. Ainda tem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) dos bairros Promorar e Renascença.


Fonte: Portal MN