HUT registra aumento de 11% nos acidentes de trânsito

Levantamento leva em conta os casos do 2º trimestre de 2016

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou um aumento de 11% no atendimento de acidentes de trânsito no segundo trimestre se comparado ao primeiro trimestre desse ano. No primeiro trimestre foram atendidas 3.275 pessoas e no segundo 3.628, ou seja, 353 atendimentos a mais. No total do semestre o HUT realizou 6.903 atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito, representando um aumento de 6,5%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os acidentes com moto representam 83% do atendimento realizado pelo HUT dentro dos acidentes de trânsito. Somente este ano já foram atendidas 5.759 pessoas vítimas de acidentes com motocicletas. De acordo com o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, esses dados são preocupantes, pois a maioria das vítimas tinha ingerido bebidas alcoólicas e não faziam uso dos equipamentos de proteção individual (EPI´s), que segundo ele são imprescindíveis para evitar lesões graves ou até mesmo morte imediata da pessoa.

“Estamos batendo recorde de cirurgias quase todos os meses no HUT. Quase 60% delas são cirurgias ortopédicas, sendo que mais da metade são pacientes vítimas de acidentes de trânsito. É um dado preocupante se levarmos em consideração que a gravidade desses acidentes estão cada vez maior”, lamenta do diretor, destacando que, somente no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 7.822 cirurgias. 

O HUT atende por mês uma média de seis mil pessoas. Dentre os principais motivos de procura por atendimento os acidentes com motocicletas ocupam o primeiro lugar representando 16% do total de atendimento. Em segundo lugar fica o mal súbito com 14%, seguido por abdominal pélvica com 8%. 


Hospital de Urgências de Teresina (Crédito: Reprodução)
Hospital de Urgências de Teresina (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte