I Workshop Piauí Solar acontece na próxima segunda-feira em Teresina

O evento, promovido pelo curso de Engenharia Elétrica da Instituição e o Instituto Piauí Solar (IPS)

Ocorre no dia, 10 de fevereiro de 2014 às 14h, no auditório do CT na Universidade Federal do Piauí (UFPI) o I Workshop Piauí Solar (estratégias para a expansão do uso da energia solar fotovoltaica no Piauí).

O evento, promovido pelo curso de Engenharia Elétrica da Instituição e o Instituto Piauí Solar (IPS), tem como objetivo principal reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de ensino/pesquisa e sociedade em geral para debater estratégias para expansão do uso da energia solar fotovoltaica no Piauí.

A realização do evento justifica-se pelo grande potencial do Piauí para aplicação da energia solar fotovoltaica, bem como a existência de marco legal (Lei Estadual n° 5.936/09, Lei Municipal n° 3.935/09 - Teresina; Resolução ANEEL 482/12) que incentiva o aproveitamento dessa importante fonte energética.

Além disso, o Brasil vive hoje um importante momento de debate e movimentação dos agentes públicos e privados para se estabelecer mercado fotovoltaico no país.

Na ocasião do evento, será lançado o livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades" do autor piauiense Albemerc Moraes, publicado pela editora da UFPI (EDUFPI). O livro tem como objetivo identificar as principais barreiras e potencialidades para a expansão do uso da energia solar fotovoltaica no Piauí.

A energia solar fotovoltaica caracteriza-se pela conversão direta da radiação solar em energia elétrica, para isso utiliza-se os módulos (placas) solares, que são fabricados a partir de materiais semicondutores, como o silício, e em geral são importados.

As primeiras aplicações comerciais dessa tecnologia remontam o final da década de 1950, inicialmente para fins espaciais. Atualmente o uso da energia solar fotovoltaica está em franca ascensão, sendo considerada por muitos especialistas uma forma bastante promissora de geração descentralizada de energia elétrica e apresentando uma ampla gama de aplicações. O evento é gratuito.

Fonte: Jornal Meio Norte