Ibama fecha Zoológico do Rio após más condições de funcionamento

A empresa responsável receberá uma multa diária de R$ 1.000.

Nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), anunciou o fechamento do  Zoológico do Rio de Janeiro devido às más condições de funcionamento do local. 

Zoológico do Rio é efchado após péssimas condições de funcionamento
Zoológico do Rio é efchado após péssimas condições de funcionamento (Crédito: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)

De acordo com informações, a Fundação RioZoo, da Secretaria de Meio Ambiente, que é encarregada pelo Zoológico que fica localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão,  receberá uma multa diária de R$ 1.000 "até que o órgão efetive a adequação ambiental do parque".

Vinícius Modesto de Oliveira, chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Rio de Janeiro, informou que o local não possui condições mínimas para funcionamento e acesso à população. "Na situação em que se encontra, o Zoológico do Rio não cumpre nem mais seu papel de educação ambiental", afirmou.

A Fundação RioZoo, no entanto, deve continuar realizando a manutenção do local, incluindo "manter os animais com alimentação adequada, em recintos limpos e ambientalmente enriquecidos que favoreçam a manifestação do comportamento característico de cada espécie".

O Zoológico já havia sido notificado pelo Ibama e pelo MPF (Ministério Público Federal) no Rio, por denúncias de que alguns animais estavam magros e os locais de visitação fechados ou vazios e grades enferrujadas.

No mês de setembro do ano passado, o MPF entrou com uma  ação civil pública para exigir que a Prefeitura do Rio reformasse o espaço que era, até então, considerado um dos melhores e  principais pontos de visitação do Rio. 




Fonte: Com informações do UOL