Ibope terá concorrente para medir audiência da TV brasileira; instituto está em mais de 100 países

Ibope terá concorrente para medir audiência da TV brasileira; instituto está em mais de 100 países

As emissoras vêm negociando a contratação dos serviços do novo instituto

O Ibope vai ganhar um concorrente em medição de audiência de TV no Brasil. Estão avançadas as negociações do instituto alemão GfK com emissoras abertas brasileiras para prestar serviço de aferição de audiência no país.

Os maiores entusiastas do fim da solidão do Ibope no segmento no país são Record, SBT e RedeTV!.

As emissoras vêm negociando a contratação dos serviços do novo instituto, que pretende instalar-se no Brasil nos próximos meses.

Os diálogos do GfK com canais e agências de publicidade, iniciados em 2012, estão sendo intermediados por Fabio Wajngarten, sócio do Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais na TV.

A Band ouviu animada a proposta dos alemães, mas ainda não sinalizou sobre a contratação do serviço. A Globo quis conhecer o novo instituto, mas também não fechou acordo.

O GfK, que atua em mais de cem países, pretende aferir audiência nos 16 maiores mercados do Brasil e oferecer uma base de amostragem de cerca de 8.000 domicílios no país, número 35% maior que a do Ibope. O instituto também promete medir audiência de programas gravados pelos espectadores.

Procurado, o Ibope não comentou o assunto.

Fonte: Folha