Ideli Salvatti visita o Piauí e entrega equipamentos a Conselhos Tutelares

Seguindo o plano de melhorias estruturais nos Conselhos Tutelares de todo o país, a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, visitará o Piauí na tarde desta quinta-feira (19)

Seguindo o plano de melhorias estruturais nos Conselhos Tutelares de todo o país, a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, visitará o Piauí na tarde desta quinta-feira (19).


A solenidade de entrega dos equipamentos acontecerá no Palácio de Karnak, a partir das 16 horas, e tem como principal objetivo a garantia de condições adequadas para o funcionamento desses estabelecimentos, ao todo 16 municípios piauienses serão beneficiados:

Avelino Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cocal de Telha, Ipiranga, São Pedro, Teresina, Esperantina, Guaribas, Jurema, Marcolândia, Paes Landim, Pedro II, São Francisco do Piauí, São João do Arraial, São João do Piauí e União.

Com a entrega no Estado, o governo federal chega a 2.152 Conselhos Tutelares atendidos com o programa, que abrange o aparelhamento desses órgãos através de um veículo, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.

Tal pacote foi elaborado em resposta aos dados levantados em 2012 no âmbito do Primeiro Cadastro Nacional dos Conselhos Tutelares que revelou alguns dados impressionantes, como: 41% dos Conselhos Tutelares não têm sedes exclusivas; 44% não possuem veículo motorizado próprio; 25% não têm telefone próprio e 37% não têm celular de plantão.

Além disso, o estudo indicou que 52% mudaram de endereço pelo menos uma vez nos últimos quatro anos, sendo que 15% mudaram mais de uma vez.

Apesar do fortalecimento da ação ter se dado após essa constatação, o projeto que reestrutura esses ambientes têm sido implantado desde o ano de 2011; as diretrizes apontadas pelo programa também estão in-clusas no Plano Plurianual do Governo Federal.

Fonte: Francy Teixeira