Identificado autor de atentado de Barcelona, diz polícia

Motorista da van é o foragido Younes Abouyaaqoub

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia autônoma catalã divulgou nesta segunda-feira (21) a identidade do autor do atentado de Barcelona, que segue foragido. O motorista da van que atropelou e matou 14 pessoas, além de deixar mais de 100 feridos, é Younes Abouyaaqoub, segundo o responsável de Interior do governo da Catalunha, Joaquim Forn.

Segundo informações da imprensa espanhola, que já havia antecipado a divulgação da identidade do suspeito, Younes Abouyaaqoub é marroquino e tem 22 anos. Ele seria integrante de uma célula terrorista que planejava executar vários ataques na capital da Catalunha.

Além das 13 pessoas em Barcelona, uma outra mulher morreu em Cambrils, depois que o carro onde estavam cinco suspeitos de terrorismo avançou contra pedestres e atropelou pelo menos seis pessoas.

Em entrevista à Rádio Catalunya, Forn disse que a identidade do motorista da van foi informada para todas as polícias europeias e que vai se iniciar uma caçada internacional. As autoridades não dispõem de dados que apontem uma saída do fugitivo do país.

"Se soubesse que está na Espanha e soubesse a localização, iríamos atrás dele. Não sabemos onde está", disse à imprensa internacional o comandante da polícia catalã, Josep Luís Trapero, em referência ao foragido.

Antes de a polícia identificar s Abouyaaqoub como o principal suspeito de ser o motorista da van, pensava-se que o veículo havia sido dirigido por Moussa Oukabir, de 17 anos, que foi morto horas depois do ataque, em Cambrils.

Segundo Trapero, os planos iniciais da célula terrorista, composta por 12 pessoas - incluindo um imã -, foram frustrados por uma explosão acidental na quarta-feira (16) em uma casa de Alcanar, 200 km ao sul de Barcelona. "Naquele momento estavam preparando os explosivos para, de modo iminente, executar um ou vários atentados na cidade de Barcelona", disse Trapero.

Ele acrescentou que na casa estavam armazenados mais de 100 botijões de gás e que a polícia catalã encontrou "ingredientes" de TATP, um explosivo utilizado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que reivindicou os atentados.

Martine Groby, uma aposentada francesa de 61 anos, vizinha desta casa, contou à AFP que desde abril observou um ir e vir contínuo de quatro homens que falavam francês e eram muito "discretos", que "sempre davam um jeito para que eu não vissem o que estavam descarregando".

O papel do imã

Dos doze membros identificados da célula terrorista, quatro estão detidos, cinco morreram após o ataque em Cambrils (120 km ao sul de Barcelona), um está foragido e outro morreu na casa de Alcanar. Em Cambrils, horas depois do ataque em Barcelona, o carro onde estava os cinco suspeitos avançou sobre um ponto de controle policial. Uma pessoa morreu.

O 12º também pode ter morrido na explosão de Alcanar, pois na residência foram encontrados "vestígios de no mínimo duas pessoas", disse Trapero.

Nenhum dos 12 integrantes da célula, com idades entre 17 e 34 anos, tinha antecedentes vinculados com delitos de terrorismo, informou o comandante dos Mossos d'Esquadra.

Trapero confirmou que um dos integrantes da célula é o imã de Ripoll, uma pequena cidade do norte da Catalunha onde moravam diversos integrantes do grupo.

O imã foi identificado por seu colega de apartamento, Nordeen el Haji, como Abdelbaki Es Satty. No sábado (19), a Polícia realizou uma operação de busca na casa do religioso.

Nas últimas horas aumentaram as suspeitas de que o imã, de 42 anos, liderava a célula. "Ele se reunia mais com os jovens do que com pessoas da sua idade", afirmou à AFP um vizinho de Ripoll, ao descrever o imã, que chegou à cidade em 2015. Em junho, ele pediu férias de três meses, ao afirmar que precisava viajar ao Marrocos.

O imã morou em Machelen, na periferia de Bruxelas, "de janeiro a março de 2016", afirmou à AFP o prefeito da localidade fronteiriça de Vilvorde, Hans Bonte.

"Segundo as informações que tenho", o imã Abdelbaki As Satty, procurado pelos investigadores espanhóis, hospedou-se "em Machelen de janeiro a março de 2016", declarou Bonte, encarregado da polícia das duas localidades, confirmando uma informação da rede pública flamenca VRT.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES