IFPI ganhará destaque no Programa "Encontro com Fátima Bernardes" na Globo

IFPI ganhará destaque no Programa "Encontro com Fátima Bernardes" na Globo

Estudante e pesquisador irão participar de programa

Na próxima terça-feira, 29, o Instituto Federal do Piauí terá participação no programa Encontro com Fátima Bernardes. O pesquisador Alexandre Tolstenko e o estudante de Eletrônica Felipe Resende demonstrarão sua pesquisa, orientada pelos professores Francisco Marcelino e Aratã Saraiva, que pretende auxiliar no tratamento de pânico através da realidade virtual.

O óculos de realidade virtual, Oculus Rift, simula situações que podem provocar medo através de cenários que permitem a imersão do usuário nesta realidade. O Labiras (Laboratory of Intelligent Robotic, Automation and Systems) do Instituto Federal do Piauí está desenvolvendo, desde março, pesquisas com Oculus Rift. Adquirido com recursos do Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (ProAGRUPAR), o equipamento tem um sensor de movimento e uma tela de LCD embutida.

Os Oculus Rift apresentam imagens em 3D que se movem conforme o usuário mexe sua cabeça para os lados. "Esses óculos permitem uma imersão melhor que os outros modelos. Uma das diferenças que o aparelho tem é a capacidade de ajustar a distância do olho em relação à tela", acrescenta Alexandre.

Fonte: Ascom