Igreja Batista Nacional Nova Vida realiza dia D de doação de sangue em Teresina

A ação é uma forma de ajudar a salvar vidas e conscientizar, principalmente os jovens, da necessidade de doar sangue

doação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia de ontem foi de doação de sangue na Igreja Batista Nacional Nova Vida. Cerca de 100 pessoas participaram do Dia D de doações de sangue na igreja, que fica localizada no Bairro Piçarreira, zona Leste de Teresina.

Para a ação, foram mobilizados membros, vizinhos e amigos. De acordo com o pastor Fabrício Fonseca, o objetivo é doar mais de 40 litros de sangue em um só dia.

A ação é uma forma de ajudar a salvar vidas e conscientizar, principalmente os jovens, da necessidade de doar sangue neste período em que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) permanece em baixa no estoque.

“Desde o ano passado, ainda na Marcha para Jesus, mobilizamos pessoas em prol da vida. O tema do evento era “Marchando pela Vida”, que incluía a doação de sangue como forma de doar vida”, coloca o pastor ao frisar que, já pegando o embalo da Marcha, a igreja resolveu começar o ano doando.

“Como pastor convoquei toda a igreja por meio das células. Não tem como mobilizar 100%, mas acredito que até 70% conseguimos fazer participar deste momento. Além dos integrantes da igreja, os vizinhos, pessoas do bairro Piçarreira e de outros locais puderam fazer a doação.

Toda a ação foi bem organizada em parceria com o Hemopi. Hortência Rocha, supervisora de coleta externa do Centro, explica que a coleta externa funciona da mesma maneira que acontece quando a doação é feita no Hemopi.

“O Hemopi disponibiliza todo o material e a equipe para executar o processo, que é o mesmo: as pessoas fazem o cadastro do doador, o teste de anemia, entrevista clínica para avaliar situação atual do doador e, se ele estiver dentro dos critérios para doação, é liberado e vai para sala de coleta”, destaca.

A coleta dura de 5 a 7 minutos e logo após o doador faz um repouso e recebe o lanche. Com alimentação adequada e descansado, após uma boa noite de sono, o gerente de loja, Paulo da Silva Veras, foi o primeiro a doar. “Já sou doador e sei da importância desta ação, ainda mais pela falta de doadores que está grande”, comenta Paulo.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES