Ilha Grande do Piauí sediará o IV Festival de Carangueijo

O evento acontece de 13 a 15 de novembro e pretende movimentar o município com ações em gastronomia

Foi lançado, nesta terça-feira (27), em Teresina, o IV Festival do Caranguejo do município de Ilha Grande, localizada a 326 km de Teresina. O lançamento aconteceu na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento acontece de 13 a 15 de novembro e pretende movimentar o município com ações em gastronomia, turismo, confecções e artesanato. Durante o Festival, haverá concurso gastronômico, com a escolha do melhor prato à base de caranguejo, apresentações culturais, Balcão Sebrae Itinerante, oficinas de artesanato, consultoria, palestras e realização de minicursos, entre outras atividades. Segundo o secretário de Turismo de Ilha Grande, Marcelo Santos, o festival vem sendo trabalhado desde fevereiro e agora está sendo intensificado devido à proximidade do evento, porém, as expectativas são as melhores para este ano.

“Temos certeza de que esta edição irá superar todas as anteriores, em todos os quesitos, e esperamos um público de 15 mil pessoas”, ressalta. Ainda segundo Marcelo Santos, a Prefeitura e o Sebrae realizaram capacitações e treinamentos com as pessoas que irão trabalhar durante o evento, tanto na parte gastronômica e cultural quanto na parte da limpeza e segurança do município.

O objetivo do evento é promover a organização, capacitação e oportunidades de negócios para os empreendedores de Ilha Grande vinculados às entidades associativas ou grupos produtivos dos empreendimentos turísticos, artesanais e do extrativismo do caranguejo, além de proporcionar a capacitação organizativa, tecnológica, empreendedora, gerencial e comercial, mediante a realização de oficinas, palestras, cursos e consultorias. Entre outras necessidades, o evento busca gerar oportunidade da ampliação da renda dos empreendedores mediante o fomento à comercialização dos produtos e criar oportunidade de negócios, geração de ocupação e renda, mediante a realização do Festival do Caranguejo.

O festival é uma realização do Sebrae e da Prefeitura do Município de Ilha Grande, com o apoio do Governo do Estado, do Instituto Cooperforte e do Banco do Brasil.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br