Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre o rio Parnaíba em THE

A imagem foi levada para a comunidade Nossa Senhora Aparecida

Após percorrer os municípios piauienses de Água Branca, Barro Duro, Valença, Santa Cruz dos Milagres, Miguel Leão e Monsenhor Gil, somente no último final de semana, a Caravana “Mãe de Deus” chegou na manhã de ontem (5) na cidade de União, distante 62 quilômetros de Teresina. Uma missa celebrada na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios acolheu a imagem peregrina jubilar de Nossa Senhora Aparecida. Emocionados, centenas de fiéis participaram do ato religioso.

Por volta de 17 horas, a imagem de Nossa Senhora Aparecida retornou para Teresina. Uma procissão fluvial marcou o acolhimento da padroeira do Brasil na capital. Com o apoio da Capitania dos Portos e pescadores, os fiéis entraram nas embarcações no Parque Encontro dos Rios, localizado no Bairro Poti Velho, e seguiram percurso pelo rio Parnaíba até a frente do Iate Clube, na Avenida Maranhão.

Image title

Fernando Alencar integra a equipe da Arquidiocese de Teresina, que organiza a Caravana “Mãe de Deus”. De acordo com ele, a procissão fluvial no rio Parnaíba é uma alusão ao aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul. “A santa foi encontrada por pescadores em 1717. Esse foi um momento de forte emoção que a caravana quis homenagear”, conta Fernando. A ideia inicial era que a procissão fluvial fizesse o percurso União-Teresina, mas, por dificuldades estruturais, a rota teve que ser alterada. “Mesmo curta, a procissão representa muito para nós católicos”, ressalta Fernando Alencar.

Após a procissão, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi levada para a comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Matinha, na zona Norte, onde permaneceu a noite toda recebendo orações de devotos. Nesta terça-feira (6) será a vez da Paróquia São José Operário, na Vila Operária acolher a “mãe de Deus”.

A caravana “Mãe de Deus” faz parte das comemorações em alusão ao jubileu de 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora. O padre Francisco Borges, da paróquia do Bairro Renascença, foi quem conseguiu trazer a santa direto do Santuário Nacional de Aparecida (SP) para o Piauí. No Estado desde o dia 1º, a imagem da imaculada fica no Piauí até 12 de Outubro, feriado nacional e dia da Padroeira do Brasil.

Image title

Image title


Fonte: Pollyana Carvalho e Izabella Pimentel