Instituição já atendeu mais de 85 mil mulheres com câncer de mama no Piauí

Instituição já atendeu mais de 85 mil mulheres com câncer de mama no Piauí

Fundação Maria Carvalho Santos vai inaugurar uma nova sede hoje

A Fundação Maria Carvalho Santos, instituição filantrópica que atende mulheres com câncer de mama no Piauí, vai inaugurar uma nova sede hoje, a partir das 19 horas. O local funcionará na rua Olavo Bilac, nº 3239. Na ocasião, também será lançado o Outubro Rosa 2012, evento que chama atenção para prevenção da doença.

O mastologista Luiz Airton Santos Junior, idealizador da fundação, lembrou que a entidade já atua há 12 anos no auxílio a mulheres com câncer de mama. ?Desde 1998 realizamos este trabalho. Utilizamos quatro abordagens: a primeira é educação e saúde. A segunda abrange a promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama. E a terceira diz respeito à adaptação social das mulheres portadoras desse câncer. Por fim, a quarta se refere ao emponderamento, que reúne tantas pessoas em torno de uma causa?, disse ele. Direta ou indiretamente, a instituição já atendeu a mais de 85 mil pessoas.

Airton citou ainda uma vitória obtida através do Outubro Rosa de 2011, que foi a inclusão, na lista dos medicamentos fornecidos pelo SUS, do Trastuzamab. Segundo o médico, o medicamento é considerado essencial no combate à doença. A mudança foi conseguida através de um abaixo assinado.

A fundação Maria Carvalho Santos é filiada à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas pela Saúde da Mama (Femama), da qual Luiz Airton é vice presidente. Atualmente, a fundação atende a 2,612 mulheres com câncer de mama, e dispõe de 29 projetos em andamento para beneficiar esse público

Fonte: Dowglas Lima